domingo, 20 de abril de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Chrome poderá combater invasões contra redes domésticas

André Lourenti Magalhães

Chrome poderá combater invasões contra redes domésticas

O Google
Chrome prepara um novo recurso de segurança com o objetivo de proteger não só o dispositivo, mas toda a rede de internet doméstica por meio da qual a pessoa se conecta à web. A função verificaria todos os sites que tentam acessar outro aparelho conectado à mesma rede e pode bloquear tentativas de invasão.

O mecanismo já está em desenvolvimento pela equipe do navegador. De acordo com o site Chrome Platform Status, que reúne todas as futuras novidades do app, o motivo da criação é “prevenir sites maliciosos de passarem pela posição de rede do agente do usuário para atacar dispositivos e serviços que razoavelmente presumiam que eram inacessíveis da internet em geral, em virtude de residirem na intranet local do usuário ou na máquina do usuário”.

Para isso, o navegador vai verificar a fonte de um site quando essa página solicitar o acesso a outro link dentro da rede privada do usuário — o Chrome analisa se o pedido de acesso partiu de um contexto seguro e envia um aviso para permitir o acesso.


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube
, todo dia tem vídeo novo para você!

Por enquanto, só avisos

Num primeiro momento, o novo recurso apenas emite um aviso sobre tentativas de conexão, mas ainda não bloqueia possíveis ameaças automaticamente. É provável que isso mude no futuro, mas a equipe de desenvolvedores ainda pretende fazer mais testes com a ferramenta, prevista para aparecer na versão 123 do Chrome, com lançamento agendado para março.

O recurso pode ser muito útil para adicionar uma camada adicional de segurança à toda a rede doméstica de uma pessoa. Antivírus já podem identificar ameaças entre os dispositivos conectados, mas uma iniciativa vinda do próprio navegador também ajuda a bloquear possíveis ameaças com antecedência.

Além de recursos de segurança, o Chrome também deve ganhar um atalho para usar a IA do Gemini rapidamente pela barra de pesquisa
.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas