domingo, 21 de abril de 2024
Campo Grande
26°C

Rádio SOUCG

China planeja canhão eletromagnético para lançar nave espacial

Danielle Cassita

China planeja canhão eletromagnético para lançar nave espacial

Um novo sistema de lançamentos espaciais pode se tornar realidade. Cientistas da China estão trabalhando em um canhão eletromagnético que, se der certo, vai ser usado para lançamentos do avião espacial do país
. Entretanto, ainda há um longo caminho a ser percorrido.

O sistema é uma espécie de trilho eletromagnético desenhado para acelerar a espaçonave hipersônica. Quando ela chegar ao fim do trilho, vai usar seus motores para chegar a sete vezes a velocidade do som
, e assim, alcançar o início do espaço.

Em testes preliminares, cientistas chineses descobriram que, para o sistema funcionar, a aeronave teria que ser acelerada a velocidades extremas para compensar o trabalho que seria feito pelo primeiro estágio de um foguete.


Feedly: assine nosso feed RSS
e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.

Além disso, também notaram que a colisão de ondas sonoras dificultaram a liberação da espaçonave no momento certo. Mesmo assim, eles concluíram que o projeto é tecnicamente viável e seguro o suficiente para, um dia, ser usado com astronautas a bordo do avião.

A China não é o primeiro país a tentar usar um sistema eletromagnético para lançamentos espaciais. A NASA
tentou desenvolver algo do tipo na década de 1990, mas a falta de recursos e desafios técnicos fizeram com que o projeto acabasse abandonado.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas