A OpenAI firmou uma parceria com o jornal britânico Financial Times (FT) nesta segunda-feira (29). Com o acordo, o ChatGPT
passará a mostrar informações do periódico, como resumos e até links atribuídos. Com o acordo, os funcionários da companhia jornalística também receberam o acesso ao plano Enterprise do chatbot
de inteligência artificial generativa.
ChatGPT + Financial Times
A parceria foi anunciada em um comunicado à imprensa publicado pelas duas empresas, que aponta para uma “parceria estratégica” entre o FT e a OpenAI. Esse acordo caminha em duas frentes e prolonga tanto as informações do ChatGPT quanto aumenta o número de usuários da plataforma.
Do primeiro lado, a dupla ressalta que, com a parceria, será possível ver “resumos, citações e links atribuídos selecionados para o jornalismo do FT em resposta a perguntas relevantes”. Contudo, não há informações se esses dados serão exclusivos dos planos pagos e se estarão disponíveis no GPT-3.5 ou apenas no GPT-4
–
Baixe nosso aplicativo para iOS
e Android
e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
–
Segundo o CEO do Grupo FT, John Ridding, esse acordo possui implicações mais amplas para a indústria. Ele também ressalta que é certo que as plataformas de IA paguem aos editores pela utilização do seu material.
“A OpenAI entende a importância de transparência, atribuição e compensação — todas essenciais para nós”, complementou. “Ao mesmo tempo, é claramente do interesse dos utilizadores que estes produtos contenham fontes fiáveis.”
Outro lado do balcão
Do outro lado do balcão, o ChatGPT também vai marcar presença no dia a dia do Financial Times. No comunicado, a dupla informa que o Financial Times se tornou cliente do plano Enterprise do chatbot e liberou o acesso à ferramenta a todos os funcionários.
O pacote, vale lembrar, oferece recursos exclusivos a grandes empresas, como uma camada extra de proteção e a garantia de que as informações inseridas no chatbot não serão usadas para treinamento. O serviço também vem com o GPT-4, o modelo de linguagem
mais poderoso da OpenAI até o momento.
“O FT está comprometido com o jornalismo humano, produzido pela nossa incomparável redação, e este acordo ampliará o alcance desse trabalho, ao mesmo tempo que aprofundará a nossa compreensão das demandas e interesses dos leitores”, acrescentou Ridding.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: