A rede social cearense pretende ser mais voltada para a experiência do usuário
Uma nova rede social, desenvolvida no Ceará, tem chamado a atenção pelo seu crescimento e por revolucionar a experiência digital ao priorizar o controle do usuário sobre o conteúdo consumido. Criada pelo empreendedor cearense Afonso Alcântara, o Poosting se posiciona como uma alternativa aos modelos tradicionais e no combate à desinformação.
A rede já soma mais de 130 mil usuários cadastrados e foi avaliada em torno de R$ 6 milhões, de acordo com o fundador. Alcântara comentou, em um vídeo publicado, que a ideia é ser uma rede social nova com toques “retrôs” do que eram as redes sociais antigamente, com um funcionamento mais orgânico e que prioriza o usuário.
Sem filtros de engajamento
O Poosting exibe conteúdos para os usuários sem utilizar filtros algorítmicos que priorizam o engajamento. Segundo o fundador, a proposta é evitar a formação de bolhas de informação e permitir que os usuários tenham acesso a diferentes pontos de vista.
De acordo com a descrição oficial, no Poosting as interações vão além do “curtir”. “Você pode expressar sua opinião em uma postagem usando um like, uma estrela ou, se não gostar, marcar com um ícone de lixeira. Essa dinâmica simples, porém poderosa, permite que os usuários moldem o conteúdo da comunidade de forma honesta e direta”, afirma Afonso Alcântara.
“A gente quer um feed onde as pessoas têm a possibilidade de publicar a sua informação, a sua notícia para as pessoas e elas interagirem entre si. Elas mesmas conseguem ali conhecer novas pessoas, interagir de maneira mais habitual, mais natural, como é na vida real”, reforça.
Combate à desinformação
Outro diferencial é o espaço dedicado a notícias, que busca combater a desinformação. A plataforma inclui um agregador de conteúdos de portais jornalísticos reconhecidos, para que os usuários tenham acesso a informações verificadas. Para o fundador, esse modelo busca reduzir a propagação de fake news.
A monetização da plataforma deve ocorrer de forma diferente das redes convencionais. Alcântara afirma que o Poosting pretende incluir publicidade, mas com restrições para evitar a poluição visual e a sobrecarga de anúncios. A expectativa do CEO é de crescimento acelerado nos próximos meses.
Sem a ideia de “seguidores”
No Poosting, a ideia de “seguidores” é diferente
No Poosting, não existem “seguidores”, e sim “aliados”. Alcântara explicou em um vídeo publicado no YouTube que,aAo se tornar aliado de outro usuário, você fortalece conexões, criando uma rede de interações mais significativas e dinâmicas. E, se mudar de ideia, é fácil desfazer a aliança, garantindo flexibilidade em todas as conexões.
Além disso, nada pode ser excluído — nem postagens, nem contas. Essa característica incentiva os usuários a pensarem com cuidado antes de publicar e também garante a autenticidade, garantindo que cada conteúdo tenha significado e impacto. Existe um limite diário de postagens, como forma de priorizar qualidade sobre quantidade.
Verificação de influência
A rede social disponibiliza insígnias de verificação para os usuários com base no “tamanho da influência na plataforma”, seguindo uma tabela:
- 10 Aliados: Insígnia Cinza – Início da sua jornada verificada
- 100 Aliados: Insígnia Azul – Torne-se um membro influente
- 1.000 Aliados: Insígnia Amarela – Mostre sua crescente popularidade
- 10.000 Aliados: Insígnia Vermelha – Alcançando destaque
- 100.000 Aliados: Insígnia Preta – Reconhecimento máximo
O Poosting se propõe a ser “gratuito, sem censura e acessível globalmente”, em uma combinação, segundo o fundador, de criatividade com responsabilidade, redefinindo o significado de estar conectado.