Carros da BMW são liberados para “dirigirem sozinhos” na Alemanha
A BMW
conseguiu nesta semana algo que nem mesmo a Tesla
, referência quando o assunto em pauta são os carros autônomos
, conseguiu até agora: licença para vender carros que estão aptos a dirigirem sozinhos, sem a necessidade de intervenção do motorista.
A marca alemã se tornou a primeira montadora do mundo a ganhar liberação para comercializar carros equipados com assistência nível 2 (BMW Highway Assistant) e nível 3 (BMW Personal Pilot L3) juntos.
Isso significa, em termos práticos, que os carros equipados com ambos os sistemas terão a capacidade de “se dirigirem sozinhos”, mesmo quando o motorista não estiver prestando atenção na via — ponto que limitava o uso no nível 2.
–
Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–
O primeiro carro da BMW a oferecer tais recursos combinados será o novo Série 7
. A princípio, porém, o pacote estará disponível apenas para os consumidores da Alemanha. O preço para contar com as novas tecnologias gira em torno de R$ 35 mil.
Como funciona o sistema da BMW?
De acordo com o que foi divulgado pela marca alemã, e testado por vários youtubers fora do Brasil, os carros da BMW equipados com o Personal Pilot L3 (por enquanto só o Série 7, é bom lembrar), permitem que o motorista execute as mais diferentes tarefas sem prestar atenção à via.
Para isso, porém, ele precisa obedecer a uma única regra: manter o carro em velocidades até 60 km/h. Se o limite for excedido, o sistema emitirá um alerta e o motorista precisará assumir o comando do volante.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: