Apresentada em evento global no México
, a Shark, picape híbrida da BYD, está mais próxima de chegar ao Brasil. A montadora chinesa registrou a futura rival da Toyota Hilux
no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), indício claro de que o lançamento é iminente.
Como já havia sido especulado
, a caminhonete média da montadora chinesa, construída na plataforma DMO Super Híbrida Off-road, tem na potência e na autonomia seus principais destaques, que a tornarão uma ameaça real às demais representantes do segmento
no país.
O powertrain da Shark é formado por um motor 1.5 turbo a combustão, de 180 cv, e outros dois elétricos, um em cada eixo. Juntos, eles entregam 430 cv ao motorista e dão à picape chinesa uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos.
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A autonomia, no ciclo chinês, é de espantosos 840 quilômetros, mas o alcance combinado de acordo com o PBEV do Inmetro ainda não foi divulgado. Segundo a BYD, porém, a picape híbrida terá a capacidade de rodar ao menos 100 quilômetros no modo exclusivamente elétrico (também segundo o ciclo NEDC).
Quando a BYD Shark chega ao Brasil?
A data exata do lançamento da Shark em território verde-amarelo ainda não foi revelada pela BYD, mas o registro no INPI é um indicativo de que o prazo estimado inicialmente — entre agosto e setembro — pode ser antecipado para o início do segundo semestre de 2024.
A marca confia tanto no sucesso do modelo que tem planos de nacionalizar a produção da Shark em um futuro próximo. A ideia é adicionar a caminhonete à lista de modelos que serão produzidos na planta de Camaçari
, na Bahia, que hoje conta com o Dolphin
, o Song Plus DM-i
e o Dolphin Mini, elétrico mais vendido do Brasil
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