terça-feira, 28 de maio de 2024
Campo Grande
11°C

Rádio SOUCG

Bug no iOS 17.5 traz fotos apagadas de volta no iPhone

Bruno De Blasi

Bug no iOS 17.5 traz fotos apagadas de volta no iPhone

Imagine a seguinte situação: você instala o iOS 17.5
no seu iPhone e algumas fotos que foram excluídas há anos reaparecem do nada. Essa é a situação que alguns usuários que atualizaram seus celulares recentemente contaram em um tópico do Reddit nesta terça-feira (14).

Bug no iOS 17.5 traz fotos apagadas de volta

A falha foi inicialmente reportada pelo usuário identificado como “Specialist-Fix8528”. Na publicação, ele conta que algumas fotos excluídas em 2021 voltaram para a sua galeria após a atualização. Além disso, as imagens “recuperadas” são categorizadas como NSFW (“Não seguro para o trabalho”, em tradução literal), termo usado para coisas que não podem ser vistas em público e geralmente associado a conteúdo pornográfico na internet.

“Foram excluídas permanentemente anos atrás, mas magicamente estão de volta”, disse o autor da publicação. “Verifiquei meu iPad e ele também tem fotos (alguns trabalhos de arte que fiz anos atrás). Eu me sinto tão desconfortável”, concluiu.


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/

Nos comentários, outras pessoas relataram o mesmo caso. “Tenho quatro fotos de 2010 que reaparecem como as últimas fotos enviadas para o iCloud”, afirmou o usuário “1Dunya”. “Uma foto de setembro de 2022 apareceu do nada na seção de recentes do aplicativo de fotos, estranho”, disse “Ezzo97”.

“Uma foto de junho de 2023 reapareceu na minha biblioteca de fotos do iPhone. Tenho certeza porque em abril de 2024 transferi todas as minhas fotos/vídeos para um computador e depois limpei todas as fotos/vídeos do iPhone (incluindo a lixeira)”, relatou o usuário “usermi”. “Eu não uso fotos do iCloud.”

Em comum, os relatos observam que as imagens voltaram para a galeria como se fossem recentes, e não fotografadas ou salvas anos atrás. Na sequência, os arquivos foram enviados para o iCloud e apareceram em outros dispositivos.

No entanto, a falha parece atingir um grupo específico de pessoas. O Canaltech
tentou reproduzir a falha no iOS 17.5 nesta quarta-feira (15), mas nenhuma foto excluída no iCloud e no celular retornou após a atualização.

Latest iOS update has brought back some pictures I deleted in 2021

by u/Specialist-Fix8528
in ios

Sem solução por enquanto

Ainda não está claro o que está por trás da falha que trouxe as fotos de volta. Diante da situação, algumas pessoas chegaram a sugerir no tópico que o caso pode estar ligado a uma falha na forma como a imagem foi excluída da galera do iPhone.

“Especulação: houve um bug em que, quando você excluiu uma imagem, uma vez removida da lixeira, os registros e o índice da biblioteca de fotos foram removidos, mas não foi possível remover o arquivo”, observou iZian. “Então você faz uma atualização que força uma reindexação; esta versão do sistema operacional
se depara com o arquivo durante a reindexação e não tem ideia do que era, presume que foram dados incorretos da biblioteca que desapareceram e os coloca de volta na biblioteca como uma adição recente.”

“É difícil dizer, mas como desenvolvedor pude ver a Apple
corrigindo algum problema obscuro de corrupção da biblioteca de fotos, com um efeito colateral não intencional de itens que estavam no limbo sendo recuperados”, pontuou JollyRoger8X. “Também pode ser que um bug que faz com que os itens excluídos permaneçam na biblioteca em um estado oculto esteja causando esse comportamento.”

Nessas especulações, algumas pessoas lembrar da pasta “lost+found” que aparece no Mac após realizar uma manutenção, atualização no sistema ou até lidar com algum problema. Esse diretório mostra arquivos recuperados durante esses processos e também aparece em distribuições Linux.

O CT

entrou em contato com a Apple para obter mais informações sobre o caso, mas não obteve retorno até o momento. O texto será atualizado se a empresa se manifestar.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas