sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

Brasil criará tecnologias de plantação de alimentos no espaço

Brasil criará tecnologias de plantação de alimentos no espaço
Daniele Cavalcante

Brasil criará tecnologias de plantação de alimentos no espaço

O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antônio Chamon, anunciou o programa de desenvolvimento de técnicas de cultivo de alimentos fora da Terra. A proposta deve ser uma das contribuições do Brasil com o Programa Artemis
, da NASA
, que levará a humanidade de volta à Lua.

Em junho de 2021, foi oficializado a participação do Brasil no programa lunar da NASA, por meio dos Acordos Artemis. Com isso, nosso país se encarregará de desenvolver tecnologias para contribuir com o estabelecimento da presença humana de longo prazo na Lua.

A NASA já reuniu 39 países para ajudar a realizar esse objetivo, que por sua vez visa levar os primeiros astronautas a Marte. A futura base lunar servirá como uma espécie de “acampamento” espacial para facilitar o acesso ao Planeta Vermelho.


Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

Com isso, o Brasil tem a responsabilidade de apresentar propostas de contribuir com a NASA e, segundo Chamon, o cultivo de alimentos no espaço está nos planos. A tecnologia
de plantação em ambientes inóspitos, como espaçonaves e a própria Lua, é crucial para o sucesso do programa.

“O Brasil está tentando contribuir em algo em que tem um protagonismo internacional muito grande, que é a agricultura”, disse Chamon, que participou do webnar “Negócios Espaciais e o Papel do Brasil”. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) ficará incumbida de desenvolver as tecnologias necessárias para executar o plano.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:

Fonte