segunda-feira, 17 de junho de 2024
Campo Grande
22°C

Rádio SOUCG

Boeing tenta lançar novamente sua primeira nave tripulada

Miguel J. Rodriguez Carrillo

Boeing tentará lançar novamente sua nave tripulada

Miguel J. Rodriguez Carrillo

A Boeing tentará lançar pela terceira vez nesta quarta-feira sua nave tripulada Starliner com destino à Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês), após tentativas anteriores fracassadas.

O lançamento está previsto para 10H52 locais (11h52 em Brasília) da Estacão da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida (sudeste), para uma jornada de aproximadamente uma semana no laboratório orbital.

A tentativa mais recente, no último sábado, foi abortada dramaticamente com menos de quatro minutos na contagem regressiva, quando o computador de lançamento em terra entrou em pausa automática.

Mais tarde, verificou-se que o problema foi provocado por uma fonte de alimentação de energia defeituosa conectada ao computador. Uma unidade avariada foi substituída em seguida.

Uma válvula defeituosa no foguete do grupo United Launch Alliance (ULA), a empresa conjunta formada por Boeing e Lockheed Martin, frustrou um tentativa anterior, em 6 de maio, horas antes da decolagem.

Em ambos os casos, os astronautas da agência espacial americana (Nasa) Butch Wilmore e Suni Williams estavam preparados para o lançamento, mas se viram obrigados a voltar para suas rígidas quarentenas em cabines.

O problemático programa espacial da Boeing enfrenta anos de atrasos e adversidades. Uma missão bem-sucedida traria um esperado alívio para as preocupações de segurança que rondam seus aviões de passageiros.

No entanto, a Nasa tenta certificar a Boeing como segundo operador comercial para transportar suas tripulações à ISS. A SpaceX, do magnata Elon Musk, vem desempenhado este papel há quatro anos.

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas