Com a facilidade de um click e promoções a perder de vista, os consumidores devem se manter atentos aos possíveis golpes aplicados por sites falsos neste período da Black Friday.
Ao Portal iG, a especialista em segurança da informação, crimes cibernéticos e proteção de dados, Priscila Meyer, ressalta que o período de promoções é o “preferido” pelos golpistas.
“Como os consumidores estão ávidos para comprar e com medo de perder as ofertas, os criminosos usam essa urgência para fazer a vítima clicar e pagar sem checar muito os detalhes”, ressalta.
À reportagem, Priscila Meyer observa que os sites falsos costumam enviar mensagens, por e-mail, SMS, WhatsApp ou redes sociais, que prometem descontos exclusivos. No entanto, direcionam para uma página semelhante a uma loja legítima.
“A vítima realiza a compra, paga por um produto com um desconto inacreditável e o dinheiro vai direto ao golpista. Lógico que a vítima nunca recebe o produto”, frisa.
Dicas para não cair em golpes
A especialista em segurança da informação, crimes cibernéticos e proteção de dados lista medidas práticas para navegar com segurança e evitar cair em armadilhas durante a Black Friday.
“O consumidor deve observar a barra de navegação. Muitas vezes, os golpistas mudam uma letra ou ponto da loja oficial. Por isso, sempre digite o endereço da loja no navegador, não clique em endereços de promoções que são enviados por e-mail ou WhatsApp”, salienta.
Um outro ponto, que segundo Meyer, precisa de atenção é o cadeado de segurança. “Todo site legítimo deve ter um cadeado fechado, no início do endereço do navegador. Esse endereço deve começar com https. Caso não tenha esse s, fuja! Porque esse site, definitivamente, não é um site legítimo”.

Ao Portal iG, a especialista ressalta que os sites falsos costumam somente aceitar, como forma de pagamento, PIX ou boleto.
“É preciso evitar esses sites que não aceitam pagamento com cartão de crédito. O cartão de crédito tem mecanismos de segurança e de estorno. Se a loja não aceitar essa forma de pagamento, desconfie na hora”, adverte.
Por fim, ela aconselha a checar a reputação da loja em sites especializados, como o Reclame Aqui.
“Se você foi vítima de um golpe, não sinta vergonha. Registre um boletim de ocorrência online imediatamente e entre em contato com o seu banco. Agindo de forma rápida, você pode reaver esse valor”, orienta.








