“Cheiro de morte”. Essa tem sido a principal queixa dos moradores de Porto Alegre. Por conta da enchente, a capital do RS enfrenta o aparecimento de ratos e baratas
, e agora está submersa não apenas nas águas, mas também no mau cheiro, com direito ao surgimento de peixes e outros bichos mortos.
A exposição à água contaminada pelos bichos mortos e por pragas como ratos e baratas desperta a preocupação de profissionais da área da saúde, já que aumenta o risco de leptospirose e outras doenças
.
“Essa água acaba atingindo locais onde vivem animais que habitam os subterrâneos, como baratas, ratos”, aponta Guilherme Furtado, infectologista do Hcor.
–
Feedly: assine nosso feed RSS
e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
–
Por isso esses animais aparecem nessas condições. Basicamente, os ratos e as baratas estão buscando um lugar para se abrigar.
“As baratas podem causar vários tipos de infecções, tanto bacterianas quanto virais, principalmente. Quando a água chega, traz a contaminação desses insetos”, alerta.
Bichos mortos e mau cheiro pós enchente
Os relatos que se propagam nas redes sociais são semelhantes: bichos mortos, principalmente peixes. O mau odor tem sido uma das principais queixas dos moradores.
Nas redes sociais, os registros compartilhados mostram peixes nas principais avenidas da cidade.
“É impressionante ver até onde a água chegou no meu prédio, as plantas morrendo, peixe boiando, o cheiro forte dessa água podre. Bizarro tudo isso que está acontecendo”, diz um internauta, ao compartilhar registros em que é possível ver os peixes mortos boiando na água da enchente:
é impressionante ver até onde a água chegou no meu prédio, as plantas morrendo, peixe boiando, o cheiro forte dessa água podre
bizarro tudo isso que tá acontecendo
(eu e minha família estamos bem) pic.twitter.com/rLyRDJ6KMO— victor 悟岡島 (@vtrkjm) May 13, 2024
“Dá desespero de ver Porto Alegre. Ruas vazias, polícias com carros e bancos, ruas alagadas, lixos e destroços pelas ruas, cheiro de peixe fortíssimo. Que tristeza ver a cidade assim”, escreve outra usuária do Twitter
.
Dá desespero de ver Porto Alegre. Ruas vazias, polícias com carros e bancos, ruas alagadas, lixos e destroços pelas ruas, cheiro de peixe fortíssimo. Que tristeza ver a Cidade assim
— Ariadne 🪐✨️👽🛸 (@AriadneBorba) May 16, 2024
Com esse cenário perigoso à saúde, a população de Porto Alegre precisa se proteger para evitar ao máximo o contato com a água contaminada.
Animais na enchente
Furtado menciona que esses animais de esgoto podem passar infecções virais e bacterianas.
“As baratas transitam por muitos locais. Andam por lugares onde há comida contaminada, restos de feiras, restos alimentares que ficam na rua e acabam indo para essa área de esgoto, e há contaminação desses insetos por bactérias como Salmonella
e Shigella
, que causam gastroenterites importantes”, completa o especialista.
O infectologista também alerta para doenças virais como hepatite A, transmitida pela contaminação de água.
Já os ratos podem transmitir leptospirose
, doença que “provoca basicamente quadros febris e quadros também de envolvimento hepático. Pode causar uma inflamação grande do fígado”.
A proteção para quem enfrenta a água contaminada da enchente de Porto Alegre envolve utilizar roupas que cubram a maior parte possível do corpo, e principalmente botas, “para evitar a entrada por microlesões de pele, tanto de bactérias quanto de vírus”.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: