O Bard, inteligência artificial do Google
concorrente do ChatGPT, recebe nesta terça-feira (19) uma atualização que integra o sistema a outros aplicativos da empresa, como Gmail, Drive, Docs, Mapas, YouTube, Voos e Hoteis.
A novidade já está disponível no Brasil mas, por enquanto, funciona apenas em inglês. Com as integrações, o Bard pode ajudar usuários a executarem tarefas nos aplicativos do Google de forma mais rápida e fácil. Veja alguns exemplos:
- Gmail: Faça um resumo das últimas entrevistas que marquei para visitar e conhecer escolas, e coloque as informações numa tabela, com data e horário.
- Drive: Encontre no meu Drive o mais recente contrato de aluguel e verifique o valor do depósito caução que eu já realizei.
- Docs: Encontre o arquivo enviado por Ashley sobre o projeto de limpeza da praça do bairro, e faça um resumo em cinco pontos da proposta de revitalização da praça.
- Voos + Mapas: Encontre voos sem escala para Chicago no feriado de Ação de Graças. Mostre os melhores lugares para comprar flores assim que eu sair do aeroporto. E me dê alguns conselhos para meu primeiro encontro com os pais da minha namorada, porque eu estou MUITO nervoso!
- YouTube + Lens: Esta é a cadeirinha de bebê que comprei para o carro. Me mostre o vídeo com o tutorial de instalação da cadeirinha.
Verificação de informações
Além da integração com aplicativos do Google, a atualização do Bard também traz um recurso que permite que os usuários chequem a fonte de uma informação fornecida pela inteligência artificial.
Segundo a empresa, o objetivo é permitir que os usuários confiram as informações com mais facilidade, já que a inteligência artificial é capaz de ‘delirar’ e inventar fatos.
Quando houver uma informação com fonte, o Bard mostrará o texto em verde, e os usuários poderão acessar a fonte original da informação. Quando houver divergências de fatos, o texto aparecerá em laranja.