O Google
atualizou o Bard com uma novidade que já marcava presença no rival ChatGPT: agora, o chatbot de IA generativa
da empresa é capaz de mostrar o desenvolvimento das respostas em tempo real. Antes, a ferramenta exibia um ícone como se estivesse “pensando” e só mostrava o texto completo alguns segundos após o envio do prompt.
A mudança é pequena, mas pode ser muito importante para melhorar a experiência do usuário. Em alguns casos, a pessoa procura uma informação simples, encontrada logo nas primeiras frases — com a mudança em tempo real, não é necessário aguardar pela resposta completa, pois o resultado já é exibido enquanto a IA “digita” o restante do texto.
Como ativar a resposta em tempo real no Bard
A novidade começou a ser distribuída pelo Google na última segunda-feira (30) como uma configuração opcional no Bard. Para ativá-la, você precisa seguir os seguintes passos:
–
Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
- Abra o Bard;
- Clique no ícone de engrenagem, no canto superior direito;
- Selecione “Respostas em tempo real”.
Apesar da novidade no lado da IA do Google, o rival ChatGPT ainda tem uma ligeira vantagem com relação à mesma função: o chatbot da OpenAI permite pausar o desenvolvimento da resposta a qualquer momento. Dessa forma, você consegue coletar a informação que necessita e dispensa textos maiores na plataforma.
ChatGPT ou Bard?
A disputa entre as inteligências artificiais é muito acirrada, com pontos positivos e negativos para cada lado. A ferramenta da OpenAI se destaca na parte criativa e possui app próprio para celulares, enquanto a IA do Google consegue elaborar estilos diferentes de respostas e possui integração com outros produtos da empresa.
Você pode ver comparativos feitos pelo Canaltech
com o que o Bard faz de melhor
e com as vantagens do ChatGPT
para decidir por conta qual é o melhor (ou qual escolher conforme a sua necessidade).
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: