sábado, 21 de fevereiro de 2026

Avião supersônico faz história em 1º voo nos Estados Unidos

Avião supersônico faz história em 1º voo nos Estados Unidos
Paulo Amaral

Avião supersônico faz história em 1º voo nos Estados Unidos

O XB-1, primeiro avião supersônico fabricado pela Boom Supersonic
, entrou para a história na última sexta-feira, dia 22 de março. A aeronave concluiu com sucesso seu voo inaugural e, segundo a fabricante, deu o pontapé inicial para “tornar o mundo mais acessível”.

Comandada por Bill Shoemaker, piloto de testes da Boom, a aeronave decolou e pousou em Mojave, na Califórnia, mesmo local em que o Bell XB-1, primeiro avião supersônico do mundo, fez seu voo inaugural em 1947.

De acordo com Blake Scholl, fundador e CEO da Boom Supersonic, o voo inaugural do XB-1 é um marco significativo para que, em breve, possa haver viagens supersônicas disponíveis aos passageiros em todo o mundo”.


CT no Flipboard
: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

O XB-1 que realizou o voo inaugural é, na verdade, um avião que está servindo de protótipo para o futuro Overture, esse sim um supersônico que terá a capacidade de transportar entre 64 e 80 pessoas, incluindo passageiros e tripulantes.

Viagens duas vezes mais rápidas

De acordo com as informações da empresa, o avião supersônico alcançou em seu voo inaugural altitude e velocidade desejadas na programação. O XB-1 voou a 7.160 pés de altura (aproximadamente 2.200 metros) e atingiu 440 km/h.

A velocidade, aliás, ainda está longe da desejada para os voos comerciais, que deverá ficar entre 1.200 e 1.800 km/h. Ao atingir esses números, o avião supersônico conseguirá, de acordo com a fabricante, reduzir pela metade o tempo de voos comerciais internacionais
.

Segundo o site oficial da Boom Supersonic, será possível viajar entre Atlanta, nos Estados Unidos, e Madri, na Espanha, em 4 horas e 35 minutos, e de Miami (EUA) a Santiago (Chile) em 4 horas e 40 minutos.

Hoje esses voos levam, em média, entre 7 horas e 40 minutos e 8 horas para serem completados por um avião comercial comum. A previsão é que o avião supersônico sucessor do Concorde fique pronto para voar entre 2027 e 2030.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:



Fonte