segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

Audi lança app para acabar com “ansiedade de recarga”

Audi lança app para acabar com “ansiedade de recarga”
Paulo Amaral

Audi lança app para acabar com “ansiedade de recarga”

A Audi
lançou nesta sexta-feira (23) o Audi e-tron, aplicativo que promete acabar com um dos maiores problemas de quem é dono ou usuário de carros elétricos: a ansiedade de recarga.

Para quem não sabe, a ansiedade de recarga é aquela sensação que todo motorista tem logo ao dar a partida em um carro elétrico: a de não saber se vai conseguir chegar ao seu destino, independentemente da porcentagem de bateria que o sistema esteja mostrando.

Disponível para usuários de Android Auto
ou Apple CarPlay
, o app Audi e-tron, que leva o mesmo nome dos carros da família elétrica da marca alemã, foi desenvolvido em conjunto com a Easy Volt para facilitar a vida de todos os motoristas que fazem uso de carros elétricos, sejam eles da marca Audi ou não.


Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram
e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

“Estamos presenciando em tempo real a transição para a mobilidade elétrica e, nesse momento, é essencial a união de forças entre os players do setor automotivo para que o usuário tenha em mãos não somente mais opções de carros eletrificados, mas também uma rede integrada e adequada à demanda crescente de carregadores”, comentou Renato Celiberti, Gerente Sênior de Gerenciamento de Produto da Audi.

Gustavo Tannure, CEO da Easy Volt, complementou: “É uma experiência do usuário para o usuário, pois, dentro do aplicativo Audi e-tron é possível encontrar diversas redes em um mesmo lugar”.

Qual o diferencial do app Audi e-tron?

Vocês podem estar se perguntando qual a grande novidade do app Audi e-tron, já que outras fabricantes, como a Volvo
, e empresas, como a Plugshare, há tempos têm seus próprios apps que também mapeiam os carregadores espalhados pelo Brasil. A resposta é simples:

Conforme o spoiler dado pelo executivo da Easy Volt, o grande diferencial do Audi e-tron app é, segundo Gabriel Amabile, Consultor de Eletrificação da Audi do Brasil, “mitigar a dor que o usuário sente por cada carregador demandar de um aplicativo diferente”.

O executivo reforçou que a Easy Volt trabalha com o protocolo de informação OCPI, que mapeia, em tempo real, não apenas a localização dos carregadores, tanto da Audi quanto dos parceiros, mas também se ele está livre e funcionando perfeitamente. “Esse é o primeiro app de uma montadora que interliga vários fornecedores”, exaltou.

Outras funções que diferenciam o app Audi e-tron dos já existentes são as seguintes:

  • Traça rota até o local por meio do Waze
    ou do Maps;
  • Manda mensagem SMS para o celular cadastrado informando porcentagem da recarga;
  • Pagamento feito via cartão, dentro do próprio app;
  • Suporte técnico 24/7.

Audi já investiu milhões em infraestrutura

O lançamento do aplicativo foi a cereja do bolo de um workshop sobre eletrificação especialmente preparado pela Audi. Além de revelar os principais pontos do novo app, a montadora alemã também revelou sua preocupação com a infraestrutura brasileira para se adequar ao crescimento do segmento de carros eletrificados.

Os executivos lembraram que tão importante quanto os lançamentos de novos carros é a atenção necessária à infra de carregamento. Por conta disso, os investimentos na área já foram grandes e tendem a ser ainda maiores. A Audi revelou que já foram aplicados R$ 87 milhões na instalação de 240 carregadores no país:

  • 110 AC, de 22 kW, em “locais estratégicos”;
  • 35 DC, de 150 kW, em parceria com a Raízen;
  • 40 de 150 kW em concessionários Audi;
  • Uma estação de recarga super-rápida, de 350 kW, em Riviera de São Lourenço, no Litoral Norte de São Paulo.

Segundo a Audi, os investimentos estão apenas começando, pois, a partir de 2026, todos os modelos da marca serão 100% elétricos, e a partir de 2033 não haverá mais comercialização de veículos a combustão. O app Audi e-tron, portanto, será cada vez mais importante dentro da estratégia global da marca alemã.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:

Fonte