Um dos principais destaques do cinema francês entre as décadas de 1960 e 1970, o ator Alain Delon faleceu neste domingo (18), aos 91 anos, na cidade de Douchy, na França. A causa da morte ainda não foi revelada, mas os filhos do ator informaram que ele “morreu tranquilamente em sua casa” em nota compartilhada à agência AFP.
Nascido em 8 de novembro de 1935 em Sceaux, na França, Alain Delon ficou marcado por interpretar anti-herois e vilões, tornando-se um dos galãs do cinema. Ao todo, participou de mais de 80 produções cinematográficas e esteve junto de cineastas importantes como Louis Malle, Jean-Luc Godard, Michelangelo Antonioni e Jean-Pierre Melville.
Alguns de seus principais papeis estão nos filmes O Sol por Testemunha, no qual interpreta o personagem Tom Ripley (o mesmo do filme Ripley, de 2024), Cidadão Klein e O Leopardo, vencedor da Palma de Ouro de Cannes em 1963.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech
e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Delon ganhou o prêmio César (um equivalente ao Oscar no cinema francês) de Melhor Ator em 1985 por sua atuação em Quartos Separados e uma Palma de Ouro honorária no Festival de Cannes de 2019 — uma de suas últimas aparições públicas. Os últimos anos de sua vida foram marcados por diversos problemas de saúde.
Presidente da França lamentou morte
A contribuição de Alain Delon o transformou num ícone do cinema francês. O presidente da França, Emannuel Macron, lamentou a morte do ator em post no X (antigo Twitter
) e o reverenciou como um “monumento francês”.
“Alain Delon desempenhou papéis lendários e fez o mundo sonhar. Emprestando seu rosto inesquecível para virar nossas vidas de cabeça para baixo. Melancólico, popular, secreto, ele era mais que uma estrela: um monumento francês”, disse Macron.
Problemas de saúde e disputas judiciais
Alain Delon precisou fazer uma cirurgia por causa de uma arritmia cardíaca em 2012 e teve um AVC em 2019. Devido ao estado de saúde debilitado, ficou em repouso na sua residência na cidade francesa de Douchy nos últimos anos de vida.
Em 2023, a cuidadora do ator, Hiromi Rollin, foi acusada pelos filhos de Delon de maus tratos, assédio moral e abuso de fraqueza. Durante uma investigação do Ministério Público francês, Rollin negou todas as denúncias.
O ator foi colocado sob proteção judicial em janeiro deste ano. No mês seguinte, autoridades apreenderam 72 armas de fogo em sua residência, mas Delon não tinha licença para a posse.
Filmes com Alain Delon no streaming
É possível acompanhar alguns momentos da carreira de Alain Delon em plataformas de streaming
, incluindo opções gratuitas. Veja alguns filmes disponíveis:
- Adeus, Amigo (1968): Plex;
- O Leopardo (1963): Looke;
- O Círculo Vermelho (1970): Apple
TV+ (somente compra e aluguel); - O Indomável (1964): Looke e NetMovies;
- Sol Vermelho (1971): Plex.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: