quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026

Atmosfera da Terra pode ajudar na detecção da matéria escura?

Atmosfera da Terra pode ajudar na detecção da matéria escura?
Danielle Cassita

Atmosfera da Terra pode ajudar na detecção da matéria escura?

Detectar a misteriosa matéria escura pode ser mais fácil do que pensávamos. Segundo um novo estudo, é possível que nosso planeta esteja mergulhado em um oceano de matéria escura, cujas ondas atingiriam a atmosfera
superior terrestre. O impacto pode gerar ondas de rádio detectáveis, que permitiriam que os cientistas finalmente encontrassem este componente tão intrigante do universo.

Dizer que a matéria escura
representa uma incógnita não é exagero algum. Tudo que podemos ver no universo é feito da matéria definida como qualquer substância que tenha massa e ocupe espaço. Isso também vale para a matéria escura — a diferença é que ela não reflete, não absorve e nem irradia luz, daí seu nome.

Apesar de os cientistas estimarem que cerca de 27% do universo é feito de matéria escura, ainda não se sabe exatamente o que ela é. Uma possibilidade é que seja leve e exista na forma dos áxions (um tipo de partícula teórica), ou como algum tipo exótico de fóton
que tem um pouco de massa.


Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

Se considerarmos que a matéria escura é milhões de vezes mais leve que as partículas mais leves conhecidas, então ela poderia ter comportamentos bastante estranhos — como o de ondas, por exemplo. É aqui que entra o novo estudo, em que pesquisadores exploraram modelos da matéria escura ultraleve e sem ser completamente escura.

No estudo estas partículas interagiram com a matéria comum; na maior parte das vezes, as interações passaram despercebidas e não geraram nada detectável. Só que, em alguns casos mais incomuns, a interação entre a matéria escura e a normal rendeu ondas de rádio.

Para isso acontecer, a matéria escura precisa encontrar ondas de plasma, e a frequência de ambas precisa estar alinhada. Os modelos mostraram que desta forma ocorre ressonância, ampliando a interação e produzindo radiação na forma de ondas de rádio
.

Apesar de o plasma ser bastante comum no universo, os autores optaram por trabalhar com a ionosfera. Trata-se da camada aquecida da atmosfera superior do nosso planeta composta por partículas ionizadas, formando plasma. A ionosfera tem suas próprias ondas, as quais poderiam interagir com as ondulações (hipotéticas, vale lembrar) da matéria escura.

O contato de ambas deve gerar ondas de rádio quase imperceptíveis. Para detectá-las, os autores indicam o uso de antenas de rádio ajustadas cuidadosamente para procurar determinada frequência das ondas ao longo de um ano. No entanto, esta forma da matéria escura é bastante teórica por enquanto, e pode levar anos para as ondas serem encontradas e observadas se realmente existirem.

O artigo com os resultados do estudo foi publicado no repositório arXiv
, sem revisão de pares.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:

Fonte