ASUS ROG Ally | Nova versão do portátil da ASUS chega já em 2024
Em entrevista recente, o Vice-Presidente de Consumo e PC Gaming da ASUS
Índia, Arnold Su, sugeriu que uma nova versão do ASUS ROG Ally
será lançada em 2024. O executivo não abriu muitos detalhes, mas afirma que a nova geração irá manter a abordagem com Windows, mas “acrescentar melhorias específicas para a experiência em jogos”.
O primeiro ROG Ally
já conta com um hardware
bastante eficiente com a APU Ryzen Z1 Extreme baseada na linha Phoenix da AMD. Entretanto, a AMD apresentou a evolução da arquitetura com os Ryzen 8000G
, com projetos térmicos mais eficientes e desempenho superior.
In this update, we’re adding gyroscope control and calibration settings to the ROG Ally, as well as a series of new features and enhancements!
Read the full changelog👇 https://t.co/YSEeOttQXJ
pic.twitter.com/5c0mukx1iB–
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram
e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
–— ROG Global (@ASUS_ROG) November 30, 2023
O que esperar da nova geração?
Considerando que o mercado de consoles portáteis ainda é bastante incipiente, é pouco provável – mas não impossível – que o ROG Ally 2 já traga um upgrade radical do Ryzen Z1 Extreme. Tomando por base o movimento da Valve, que praticamente inaugurou o segmento de consoles portáteis para jogos de PC
, a estratégia mais lógica seria lançar uma revisão de algumas especificações menores, como tela, bateria, frequências e conectividade.
Contudo, outras fabricantes do segmento PC gamer estão entrando no mercado de portáteis agora, como o Lenovo Legion GO
e MSI Claw
. Considerando apenas o que já foi observado dos concorrentes diretos do Ally, a experiência nos outros modelos é bastante similar, com uma ou outra funcionalidade exclusiva.
MSI Claw – The most all-around gaming handheld with the best user experience. https://t.co/IkGv71u7yp
pic.twitter.com/iBR0QDe0Gt— MSI Gaming (@msigaming) January 8, 2024
Sendo assim, eles ainda não oferecem, teoricamente, uma ameaça imediata para o portátil da ASUS e um refresh do hardware atual já seria o suficiente para manter sua relevância. Em paralelo, a MSI afirmou que o ciclo projetado para novas gerações do Claw é de 2 a 3 anos
.
A menos que o desempenho real do console com Intel Core Ultra 7 155H
seja incrivelmente superior aos Z1 Extreme
, os modelos com chips AMD
ainda têm pelo menos um ano até precisarem de uma revisão robusta. Efetivamente, nada impede que a ASUS esteja planejando atualizar a APU do Ally para se antecipar à concorrência, mas uma medida dessas pode ser arriscada, pois canibalizaria um produto que sequer completou seu primeiro aniversário.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: