Asteroide se aproximou da Terra e ficou mais perto que a Lua
O asteroide
2024 KA2 se aproximou da Terra na manhã de terça (4). A rocha espacial tem tamanho comparável ao de um ônibus, e ficou a cerca de 35 mil quilômetros da Terra durante a aproximação máxima. Apesar de a distância ser curta em termos astronômicos, a passagem do objeto não nos ofereceu riscos.
Para comparação, considere que a distância média entre a Terra e a Lua
é de 384.400 km. Portanto, podemos dizer que o asteroide 2024 KA2 ficou a cerca de 91% da distância lunar na aproximação máxima, ocorrida às 10h46 no horário de Brasília.
Descoberto em 31 de maio por meio do levantamento Panstarrs, o asteroide 2024 KA2 tem diâmetro de aproximadamente 9 metros e é considerado um asteroide próximo da Terra (ou NEA, na sigla em inglês).
–
Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
Como o nome indica, os objetos deste tipo são aqueles cujas órbitas os deixam a cerca de 195 milhões de quilômetros do Sol, ou seja, que viajam pelos arredores orbitais do nosso planeta.
Existem mais de 600 mil asteroides conhecidos no Sistema Solar, sendo que a maioria deles fica no Cinturão de Asteroides
entre Marte e Júpiter; pelo menos 20 mil deles são asteroides próximos da Terra.
Mas, afinal, por que estas rochas espaciais abandonam o Cinturão? Bem, os astrônomos acreditam que as interações gravitacionais causam perturbações na órbita destes objetos — e, às vezes, tais perturbações são suficientes para lançá-los para as proximidades da Terra.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: