Asteroide do tamanho de arranha-céu passa perto da Terra
Outro asteroide
passou perto da Terra. Estamos falando de 2024 HP
, rocha espacial que ficou a menos de seis milhões de quilômetros do nosso planeta. Apesar de a distância ser considerada curta em termos astronômicos, a passagem não nos oferece riscos.
Segundo informações da NASA
, o asteroide potencialmente perigoso
mede 180 m de diâmetro. O tamanho é próximo daquele dos arranha-céus, edifícios que medem pelo menos 150 metros de altura.
A aproximação máxima aconteceu às 14h no horário de Brasília. Durante a visita, o asteroide ficou a 5,9 milhões de quilômetros de nós, o equivalente a 15,4 vezes a distância média entre a Terra e a Lua
.
–
Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–
Os membros do projeto Virtual Telescope tiraram uma foto do asteroide enquanto ele se aproxima da Terra. O registro foi feito quando a rocha espacial estava a cerca de 5,9 milhões de quilômetros.
Later today, potentially hazardous asteroid 2024 HP will have its safe close encounter with our planet.
Last night we imaged it, while it almost was at the distance of the fly-by.
Details here: https://t.co/aafk5g3lBY
pic.twitter.com/88lXO61K1f— Virtual Telescope (@VirtualTelescop) May 23, 2024
Gianluca Masi, coordenador do projeto, explica que “o telescópio rastreou o movimento aparente do asteroide, então ele se parece com um ponto brilhante luminoso, indicado por uma seta branca, enquanto as estrelas deixam rastros brilhantes no fundo”.
O que é um asteroide
Os asteroides podem ser descritos como objetos pequenos e rochosos que orbitam o Sol, como os planetas — a diferença é que são muito menores que os mundos no Sistema Solar
.
Já os asteroides potencialmente perigosos são aqueles que medem mais de 140 m de diâmetro e que podem ficar a até 7,4 milhões de quilômetros da Terra. Se um asteroide deste tipo atravessar a atmosfera terrestre sem queimar, poderia causar danos vastos.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: