No final de janeiro, uma criança de 3 anos foi picada por uma aranha-armadeira, conhecida por ser uma das aranhas mais perigosas do mundo
. O aracnídeo peçonhento estava escondido na caixa de brinquedos, dentro de casa, quando atacou o menino.
No Instagram
, a mãe do menino Theo, Ellen Martins, compartilhou um vídeo relatando o caso, os sintomas da picada da aranha-armadeira
e o provável motivo que levou o aracnídeo para perto de sua casa: as bananeiras, onde estas aranhas costumam se esconder.
Todo o caso aconteceu na cidade de Nova Lima, em Minas Gerais. Hoje, o menino está bem, mas a história viralizou, de forma tardia, no final de semana. São mais 2,5 milhões de produções no vídeo e 64,5 mil likes.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
–
A seguir, confira o vídeo:
Picada da aranha-armadeira
Como Martins conta, após a picada da aranha-armadeira
, também conhecida como aranha-de-bananeira, a criança teve uma reação imediata ao veneno, marcada por bastante dor no dedo e o corpo ficou “empolado” — todo manchado.
Como foi possível localizar a causa do acidente, os familiares capturaram o aracnídeo venenoso, com segurança, e o levaram junto na hora do atendimento médico. Isso agiliza a definição do melhor tratamento, que depende do tipo de aranha, como informa o Instituto Butantan.
Quais os riscos da picada da aranha-armadeira?
De forma geral, picadas da aranha-armadeira podem ser mortais. No caso de crianças pequenas, o risco de óbito tende a se elevar ainda mais.
O problema na maioria se agrava quando a dor não passa e os sintomas pioram, como vômito, inchaço e sudorese. Também há o risco do envenenamento causar edema pulmonar — acúmulo de líquidos nos pulmões.
No caso do menino Theo, com o diagnóstico precoce, foi prescrito o uso de antialérgico e analgésico. No domingo (10), a mãe reforçou o fato de que o filho se recuperou bem. “No dia seguinte à picada, ele já estava ótimo”, escreveu em Story do Instagram.
Dependendo do estado de saúde, ele poderia ter recebido o soro antiaracnídico, feito para impedir complicações do veneno da aranha-armadeira. Afinal, o veneno pode ser fatal, quando não tratado.
Risco das bananeiras
“Eu moro em casa, com quintal de terra, e aqui tem muita bananeira, onde as armadeiras costumam ficar. E é normal que nessa época do ano [período de chuvas] elas apareçam com maior frequência”, acrescenta Martins sobre um dos fatores de risco.
Conhecendo a aranha-armadeira
Embora a expressão aranha-armadeira seja bastante popular, o nome é usado para se referir a 9 diferentes espécies de aranhas do gênero Phoneutria
, que habitam diversas partes da América do Sul, incluindo o Brasil.
Segundo o Butantan, as aranhas deste gênero podem alcançar até 17 centímetros de comprimento e costumam viver escondidas entre folhas e plantas ao redor das casas. As bananeiras são um esconderijo comum.
Como saem para caçar à noite, podem entrar nas residências em busca de presas atraídas pela luz artificial. Nesses casos, acabam se escondendo em cantos escuros da casa, como armários ou caixas de brinquedos.
Adicionando também sua temporada de reprodução:
Durante o mês de Abril, existe um pico nos registros de ocorrência dos machos das armadeiras ⚠️
Após a estiagem das chuvas de verão, machos se tornam adultos e vão atrás das fêmeas.
O encontro em casa se torna muito mais comum. pic.twitter.com/6nUVdN7TJ2— Michelotto 8legs 🕷️🕸️ (@Michelotto8legs) April 22, 2023
Segundo o biólogo e divulgador científico Alexandre Stamato Michelotto, o pico de ocorrência de acidentes com as aranhas-armadeiras é durante o mês de abril. “Após a estiagem das chuvas de verão, os machos se tornam adultos e vão atrás das fêmeas”, explica. Por causa desse maior deslocamento, o risco de encontrar humanos, de entrar em casas e de acidentes com envenenamento aumentam.
Vale mencionar que, ao serem ameaçadas, essas aranhas “se armam” em posição de ataque. Se for preciso, pulam em direção à ameaça iminente, liberando o veneno que pode ser fatal.
Veja a posição de ataque da aranha-armadeira:
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: