Provando que o streaming
está cada vez mais perto de virar TV a cabo, a Comcast anunciou um combo que reúne três serviços pelo preço de um. O StreamSaver vai unir assinaturas da Netflix
, AppleTV+ e Peacock e a promessa é que a novidade entregue uma assinatura conjunta bem mais barata do que os usuários pagam ao assinar os serviços separadamente.
Sem revelar qual será o preço, o CEO da Comcast, Brian Roberts, reforçou que a ideia do pacote é “agregar valor aos consumidores e tirar dinheiro dos serviços de streaming concorrentes”. Segundo ele, a expectativa é que a novidade seja lançada ainda em maio.
Vale lembrar que essa notícia chega poucos dias depois da Disney
e Warner anunciarem que se uniram e estão trabalhando em um pacote de televisão que engloba seus streamings; Disney+, Hulu
e Max. No caso da empresa do Mickey, essa estratégia visa mitigar a perda de assinantes que a marca vinha sofrendo ao longo dos anos. Nesse caso, a Disney atuará apenas como distribuidora, cobrando taxas dos assinantes e repassando uma porcentagem desse valor à Warner Bros
.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
–
Já a Comcast aposta na estratégia para sustentar o crescimento dos negócios de banda larga da empresa. “Há 60 anos agrupamos vídeos com sucesso e criatividade. E então esta é a última iteração disso e acho que será um pacote bastante atraente”, garante Roberts
O curioso disso tudo é o quanto o StreamSaver aproxima o serviço de streaming do tradicional modelo das TVs a cabo — contando, inclusive, com as mesmas empresas. A Comcast éum dos grandes conglomerados de mídia do mundo, sendo a segundo maior empresa de TV a cabo do mercado global, além de ter seu próprio provedor de internet.
Por isso mesmo, chega a ser irônico ver que o próximo grande passo das plataformas para garantir espaço nesse mercado tão competitivo seja se aproximar dos antigos players e repetir a mesma estratégia que, no passado, resultou no surgimento desse modelo de negócio mais descentralizado. Serviços como Netflix nasceram da promessa de oferecer ao público conteúdo quando e onde quisesse e por um custo-benefício bem maior do que da TV a cabo, algo que o StreamSaver parece levar em uma direção oposta.
StreamSaver vem ao Brasil?
A existência de combos de streamings, porém, não é novidade, muito menos no Brasil. Já há vários serviços que se uniram para lançar pacotes cojuntos por aqui, como Disney+ e Globoplay, por exemplo.
No caso do StreamSaver, porém, não há qualquer informação sobre sua chegada por aqui — até porque o Peacock nem mesmo está disponível em nosso país.
No anúncio feito na Conferência MoffettNathanson Media, Internet & Communications e transmitido pela web, Roberts não comentou quando planeja expandir o StreamSaver internacionalmente. Também ainda não há definição quanto ao uso de publicidade dentro do pacote.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: