O Apple
Intelligence é uma das principais novidades do iOS 18, mas apenas os iPhone 15 Pro
e 15 Pro Max terão acesso à nova suíte de inteligência artificial. Segundo o vice-presidente sênior de aprendizado de máquina e estratégia de IA da Apple, John Giannandrea, essa restrição foi aplicada devido às limitações de hardware
dos demais celulares da marca.
Apple explica restrições do Apple Intelligence
A explicação surgiu durante uma entrevista feita pelo desenvolvedor John Gruber no episódio especial do podcast The Talk Show para a WWDC 2024, publicado no YouTube
. Na conversa, o executivo foi questionado por que apenas o iPhone 15
Pro/Pro Max, alguns iPads e Macs mais recentes são compatíveis com a novidade.
“Esses modelos, quando você os roda em tempos de execução, isso é chamado de inferência, e a inferência de grandes modelos de linguagem é incrivelmente cara do ponto de vista computacional”, disse Giannandrea. “É uma combinação de largura de banda no dispositivo, do tamanho do [processador neural] Apple Neural Engine, do poder do dispositivo, para realmente executar esses modelos com rapidez suficiente para serem úteis.”
–
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram
e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
–
O chefe de IA e machine learning também informou que, em teoria, é possível rodar os modelos em um dispositivo muito antigo. Todavia, a experiência não seria adequada: “seria tão lento que não seria útil”, complementa.
Diante da resposta, o apresentador do podcast questionou, em tom de brincadeira, se não era um “esquema para vender novos iPhones”. De prontidão, o vice-presidente sênior de marketing mundial da Apple, Greg Joswiak, respondeu: “Não, de jeito nenhum. Caso contrário, teríamos sido inteligentes o suficiente para fazer nossos iPads e Macs mais recentes também, não é?”
Quais dispositivos vão receber o Apple Intelligence?
A pergunta foi realizada devido à restrição da lista de dispositivos que vão receber o Apple Intelligence
, que deixou a maior parte dos proprietários de iPhone sem acesso. Veja a relação completa:
- iPhone 15 Pro
- iPhone 15 Pro Max
- iPad Pro (M1 e mais recente)
- iPad Air (M1 e mais recente)
- MacBook Air (M1 e mais recente)
- MacBook Pro (M1 e mais recente)
- iMac (M1 e mais recente)
- Mac Mini (M1 e mais recente)
- Mac Studio (M1 Max e mais recente)
- Mac Pro
Cabe ressaltar que, nesse primeiro momento, as novidades serão liberadas apenas para dispositivos configurados em inglês dos Estados Unidos. Algumas melhorias da Siri também devem ficar para 2025, conforme sugerido por um vazamento recente.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: