Uma apresentação interna da Apple
, produzida em 2013 e que vem a público no atual julgamento do processo que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos move contra o Google
por práticas anticompetitivas, revela que a Big Tech de Cupertino chamou o Android
de “sistema de rastreamento massivo”.
O documento foi elaborado em janeiro de 2013 em um movimento da Maçã para começar a investir em questões de privacidade em seus aparelhos. A apresentação faz um comparativo das práticas de várias companhias do setor de tecnologia nos anos antecedentes com o objetivo de identificar soluções diferentes em relação aos concorrentes.
Histórico de privacidade
Os slides divulgados durante o julgamento no tribunal têm trechos editados e alguns dados omitidos, mas contam com uma linha do tempo de problemas de privacidade em produtos e serviços de empresas como Google
, Facebook
, Amazon
, Microsoft
e Twitter
.
–
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram
e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
–
Entre os casos sinalizados estão o Street View gravando redes Wi-Fi privadas, o Twitter coletando dados de iPhones sem consentimento, a intenção do Instagram
de usar fotos das pessoas em anúncios e o lançamento do Internet Explorar 8 com as configurações de privacidade desativas por padrão.
A Apple lembrou também a ação do Google de rastrear sem permissão os usuários no Safari — o que rendeu uma multa de US$ 22,5 milhões aplicada pela Comissão Federal de Comércio dos EUA em 2012.
A apresentação segue com um comparativo direto dos produtos Google e os serviços da Apple com as abordagens diferentes de privacidade em Conta/ID, Busca, Maps e assistente de voz.
A análise destaca como todas as atividades das pessoas em aplicativos Google são registrados e vinculados à conta pessoal. Em seguida, um slide provocativo acusa o sistema Android de ser um sistema de rastreamento massivo.
A apresentação culmina com uma citação de Steve Jobs
de 2010 que lembra como a Apple “leva a sério a privacidade, enquanto muitas pessoas no Vale do Silício acham a empresa é antiquada nessa questão”.
Processo dos EUA vs Google
O documento da Apple foi divulgado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos durante o julgamento do processo que move contra o Google
por abuso de poder dominante no mercado. A Big Tech enfrenta o banco dos réus em uma acusação de monopólio e práticas anticompetitivas — incluindo acordos com fabricantes de aparelhos e navegadores para apresentarem o seu mecanismo de busca como padrão.
O processo pode determinar medidas para restaurar as condições de livre concorrência e impactar o modelo de negócio da companhia. Em sua defesa, o Google afirma que conquistou essa posição “com base na qualidade do serviço e nas preferências dos consumidores”. O caso segue em julgamento durante o mês de novembro.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: