terça-feira, 26 de agosto de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Após adiamento, Starship realiza décimo voo com sucesso

SpaceX/Reprodução

Starship faz seu décimo voo de teste após adiamento

A SpaceX realizou nesta terça-feira (26) a segunda tentativa do décimo voo de teste do megafoguete Starship e do propulsor Super Heavy, partindo da base da empresa no Texas, nos Estados Unidos, às 20h30 (no horário de Brasília). A tentativa ocorreu após o  adiamento da primeira tentativa no domingo (24) por falha nos sistemas de solo que comprometeu a infraestrutura de apoio ao lançamento. 

Entre os experimentos previstos, o foguete Super Heavy tentará múltiplas manobras de pouso sobre o Golfo do México. A etapa inclui desligar intencionalmente um dos motores centrais para verificar a capacidade de outro propulsor assumir a função, além de testar um pouso controlado em fase de “flutuação” antes da queda no mar.

Já o estágio superior da Starship terá a missão de liberar oito simuladores de satélites Starlink, realizar um novo acionamento do motor Raptor em órbita e conduzir experiências de reentrada.

Para isso, a nave terá menos escudos térmicos, peças metálicas alternativas e ajustes nas bordas das placas de proteção. O objetivo é avaliar materiais e estruturas sob condições extremas de calor e pressão.

O cronograma do voo em andamento contou com decolagem às 20h30 de Brasília, momento de maior estresse aerodinâmico, corte da maioria dos motores do Super Heavy, separação dos estágios, ignição da Starship, queima de retorno do Super Heavy e pouso controlado no Golfo do México.

A simulação de liberação de carga foi seguida por acionamento de motor no espaço, reentrada da Starship e pouso concluído às 21h37.

Dificuldades nos lançamentos

Desde janeiro de 2025, a SpaceX enfrenta dificuldades em concluir os testes sem incidentes. O último voo considerado bem-sucedido ocorreu em novembro de 2024.

Em maio, o foguete perdeu o controle antes do pouso, e em junho uma Starship explodiu durante teste de motor. Segundo a empresa, a falha de maio foi provocada por pressão anormal na coifa do nariz, causada por defeito no difusor de pressurização do tanque de combustível, corrigida com a instalação de um novo difusor.

A explosão de junho ocorreu devido a danos não detectados em um vaso de pressão de material composto, levando a ajustes nas pressões de operação e reforço de inspeções.

Starship promete levar pessoas ao espaço

O Starship é o maior foguete já construído, com 121 metros de altura e 7.590 toneladas de potência no lançamento, superando o Saturn V, o Space Shuttle e o Space Launch System da Nasa.

O sistema integra os planos de Elon Musk para levar humanos a Marte e faz parte do programa Artemis, da Nasa, que pretende levar astronautas à Lua ainda nesta década.

O veículo é formado por dois estágios totalmente reutilizáveis, sendo o foguete Super Heavy e a espaçonave Starship, com altura total de 123 metros e 9 metros de diâmetro. Ele pode transportar até 150 toneladas em missões reutilizáveis e até 250 toneladas em lançamentos descartáveis.

A Starship tem 52 metros de altura, capacidade para até 100 tripulantes em viagens longas e poderá realizar transporte ponto a ponto na Terra em menos de uma hora.

Além disso, a espaçonave poderá lançar telescópios, transportar grandes cargas, apoiar a construção de uma base lunar e contribuir para missões de colonização em Marte.

tecnologia.ig.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas