quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Anomalia técnica adia lançamento de foguete do Maranhão

Divulgação/ Força Aérea Brasileira

HANBIT-Nano

A empresa sul-coreana Innospace informou à Força Aérea Brasileira (FAB) e à Agência Espacial Brasileira (AEB)  o adiamento da primeira tentativa de lançamento do foguete HANBIT-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

Inicialmente previsto para esta quarta-feira (17), às 15h45, o lançamento foi remarcado por motivos técnicos identificados durante as inspeções finais do veículo.

Segundo a Innospace, a nova tentativa está programada para sexta-feira, 19 de dezembro, às 15h34, dentro da janela de lançamento atualmente em vigor, que se estende até o dia 22.

Segurança de Voo do Foguete
Força Aérea Brasileira

Segurança de Voo do Foguete

O Portal iG teve acesso ao comunicado encaminhado às autoridades brasileiras, onde a empresa explicou que a decisão foi tomada após a identificação de uma anomalia em um componente da unidade de resfriamento do sistema de alimentação do oxidante do primeiro estágio do foguete.

O problema exige a substituição de uma peça específica, procedimento que pode ser realizado com o veículo já posicionado na plataforma de lançamento, sem a necessidade de desmontagem ou retorno à área de integração.

A Força Aérea Brasileira ressaltou ao Portal iG que mantém todas as suas infraestruturas, sistemas e equipes técnicas plenamente operacionais no Centro de Lançamento de Alcântara, garantindo o suporte necessário para a realização da operação, em coordenação com a Innospace, a Agência Espacial Brasileira e demais órgãos envolvidos.

Foguete HANBITNano e Equipe
Força Aérea Brasileira

Foguete HANBITNano e Equipe

O lançamento do HANBIT-Nano marca a primeira missão comercial da Innospace e integra a missão denominada “SPACEWARD”(em português seria algo como “em direção ao espaço”). O foguete foi transferido da instalação de integração para a base de lançamento no último dia 15 e posicionado com sucesso na plataforma antes do início das verificações finais.

Nota oficial da Innospace na íntegra:

“A INNOSPACE, empresa sul-coreana de serviços de lançamento de satélites, anunciou hoje que remarcou o lançamento de seu primeiro veículo de lançamento comercial, o HANBIT-Nano, a fim de garantir tempo suficiente para a substituição de um componente da unidade de resfriamento do sistema de alimentação do oxidante do primeiro estágio, onde foi identificada uma anomalia durante as inspeções finais de lançamento.

O lançamento, originalmente programado para 17 de dezembro (horário de Brasília), foi remarcado para sexta-feira, 19 de dezembro, às 15h34.

A INNOSPACE transferiu o HANBIT-Nano da instalação de integração para a plataforma de lançamento em 15 de dezembro, onde o veículo foi posicionado com sucesso. Durante o processo de inspeção final, antes da elevação do foguete em 16 de dezembro, foi detectada uma anomalia na unidade de resfriamento do sistema de alimentação do oxidante do primeiro estágio. Após uma avaliação detalhada da causa e das ações corretivas necessárias, a INNOSPACE decidiu remarcar o lançamento.

O problema exige a substituição de um componente específico dentro da unidade de resfriamento e não indica qualquer defeito estrutural no veículo de lançamento. Como a substituição pode ser realizada enquanto o veículo permanece na plataforma de lançamento, a INNOSPACE determinou que o lançamento pode prosseguir dois dias depois, apesar de uma nova campanha de lançamento normalmente exigir aproximadamente três dias de preparação.

A janela de lançamento da missão HANBIT-Nano SPACEWARD está aberta de 16 a 22 de dezembro.”

tecnologia.ig.com.br