O Google
deu novos passos no desenvolvimento do Android 15 ao liberar a terceira versão Beta nesta terça-feira (18). Com a atualização, o sistema recebe um procedimento mais simples para utilizar as chaves de segurança (passkey, em inglês) com apenas uma etapa.
A atualização dá sequência ao desenvolvimento do sucessor do Android 14, que começou em fevereiro com as prévias para programadores. Dessa vez, o Google apresenta a terceira compilação de testes já dentro do ciclo de estabilidade — quando a plataforma tem está “mais redonda” e perto de ser liberada ao público em geral.
Nova interface para passkeys
O Google reduziu o passo a passo para utilizar passkeys no Android 15. Em vez de ter duas telas para fazer a autenticação, o sistema operacional
vai apresentar apenas um painel para o utilizador autenticar a chave de segurança com a senha da tela de bloqueio, impressões digitais ou através do sistema de reconhecimento facial.
–
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram
e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
–
“Se os usuários ignorarem acidentalmente a solicitação para usar uma chave de acesso para fazer login
, poderão ver a chave de acesso ou outras sugestões do Gerenciador de Credenciais nas interfaces condicionais de preenchimento automático, como sugestões de teclado ou menus suspensos”, explicou a empresa.
Além disso, os desenvolvedores do sistema operacional tornaram o WebSQL obsoleto no Android WebView. No lugar, será preciso utilizar padrões modernos da API
de Armazenamento na Web recomendados pela World Wide Web Consortium (W3C), como o localStorage, sessionStorage ou IndexedDB.
Quando o Android 15 chega?
A atualização do Android 15 Beta 3 já está disponível para dispositivos elegíveis, como os celulares da família Google Pixel
mais recentes. Somente após o encerramento do período de testes, previsto para o segundo semestre de 2024, é que a empresa vai começar a distribuir o sistema operacional no canal estável.
Mesmo assim, ainda não será possível instalar a atualização imediatamente, com exceção dos celulares e tablets do Google. Proprietários de aparelhos da Samsung
, Motorola
e mais precisam aguardar o calendário da fabricante, que pode ser imediato ou levar alguns meses.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: