Drone para entrega do iFood tem permissão de circular por uma rota definida
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emitiu a primeira autorização permanente para entrega de refeições por drones em Aracaju. O anúncio foi feito pela empresa brasileira de delivery iFood, em parceria com a Speedbird Aero.
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A rota, pioneira na América Latina para delivery, pode ainda ser ampliada pela Anac. A operação abrange aeronaves capazes de transportar até cinco quilos.
Rota autorizada
A Anac concedeu a autorização permanente para voos seguros sobre uma área com circulação de pessoas que parte do Shopping Center RioMar, na capital sergipana. O drone sobrevoa um trecho de menos de um minuto em área com circulação de pedestres e cruza o rio Sergipe para chegar à Barra dos Coqueiros, conectando restaurantes de um município a condomínios residenciais da cidade vizinha.
O percurso tem menos de quatro quilômetros no ar, e a entrega chega ao consumidor em até 30 minutos. O entregador é o responsável pelo trecho que vai do pouso do drone até o consumidor.
O iFood explica que por terra o trajeto demoraria cerca de uma hora, já que ida e volta somam 36 quilômetros e atravessam áreas de trânsito intenso.
“Esse percurso inviabilizaria a operação apenas com entregadores, que ficariam restritos a poucas entregas nos horários de almoço e jantar, que são os picos de demanda” , pontua a empresa.
Autorização permanente
A empresa já havia testado a rota em 2021 como projeto-piloto. Agora, com a autorização permanente para as entregas, o iFood avalia que o drone será capaz de atender até 280 pedidos por dia.
A ideia é que os drones sejam utilizados em situações que envolvam barreiras naturais do trajeto, como o caso de entregas em regiões distantes ou que passem por rios ou áreas de difícil acesso.
Detalhes do drone
Capacidade: até 5 kg (nesta retomada, apenas pedidos de comida).
Velocidade: 50 km/h.
Altitude: até 60 metros (equivalente a um prédio de 20 andares).
Segurança: equipado com GPS para navegação e paraquedas em caso de emergência.
Operação: comandado por um centro de controle da Speedbird Aero em Franca (SP).
Frota: dois drones disponíveis para o trajeto, que podem ser acionados ao mesmo tempo, conforme a demanda.
Resistência: suporta ventos de até 55 km/h e chuva leve (5 mm por hora).