Nesta quinta-feira (4), a AMD
apresentou dois novos chips com IA embarcada para o setor automotivo. O Versal AI Edge XA é o primeiro SoC em 7 nm da empresa para carros autônomos, e o processador Ryzen Embedded V2000A será embarcado em cockpits inteligentes para melhorar a experiência geral do usuário.
Às vésperas da CES 2024, os dois novos chips devem ser apresentados em mais detalhes na feira e vão “redefinir a indústria automotiva”. Segundo a AMD, os novos produtos foram projetados para atender “elementos-chave do segmento automotivo”, avançando a segurança em veículos autônomos
e personalizando as centrais de entretenimento baseado nos dados e padrões de uso de cada motorista.
“Nosso portfólio automotivo diversificado e em expansão representa uma oportunidade significativa de atender a este mercado em crescimento acelerado, colocando em destaque a sinergia tremenda de nossas equipes [de desenvolvimento] automotivo desde a aquisição da Xilinx.” – Salil Raje, VP-Sênior do Gurpo AMD de Computação Adaptativa e Embarcada.
–
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram
e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
–
AMD is launching two new #automotive
products at #CES2024
. 🚘🔹 The automotive-grade AMD #Versal
AI Edge adaptive SoC🔹 The AMD #Ryzen
Embedded V2000A processorLearn more: https://t.co/rz0OEuu2RX
pic.twitter.com/q7nsLoruKl— AMD Embedded (@AMDembedded) January 4, 2024
AMD Versal AI Edge XA: Mais segurança
Os novos SoC (system-on-chip) Versal AI Edge XA utilizam aceleradores de IA embarcados para levar elementos da computação de borda diretamente aos veículos autônomos. Entre as novidades do novo chip estão melhorias na capacidade de realizar inferências de volumes elevados de dados, além de compatibilidade com sensores de borda, como os LiDARs
, além de câmeras de visão computacional e radares.
Com isso, é possível aumentar consideravelmente a segurança de veículos autônomos, reduzindo tempo de processamento de dados e, consequentemente, tempo de resposta e risco de acidentes. As primeiras versões comerciais dos Versal AI Edge estão previstas para chegar ao mercado já em 2024.
Ryzen Embedded V2000A: Experiência total melhorada
O foco dos processadores Ryzen Embedded V2000A é evoluir os painéis de controle e cockpits digitais como um todo. Projetado com arquitetura Zen 2 em 7 nm e GPU Radeon Vega 7, o V2000A é compatível com arquitetura x86, possibilitando a integração de distribuições Linux Automotivas, além dos já tradicionais sistemas Android Auto
.
Com isso, é possível criar painéis de controle mais complexos, visualmente intuitivos, com experiência de gerenciamento de viagem mais precisa. Uma interface mais robusta também permite apresentar dados de segurança mais complexos, principalmente considerando que muitos deles serão gerados em tempo real por IA, mais difíceis de serem exibidos em cockpits com mostradores pré-definidos ou painéis mais simples.
Outra vantagem de utilizar chips mais robustos é que o controle da central multimídia também é melhorado, facilitando a experiência de uso e interatividade com passageiros, ou mesmo com o motorista em carros autodirigíveis.
Durante a CES 2024, a AMD irá detalhar melhor as funcionalidades e inovações oferecidas pelo Versal AI Edge e pelo Ryzen Embedded V2000A tanto para fabricantes quanto para consumidores.
🛒 Compre processadores AMD Ryzen pelo melhor preço!
🛒 Compre notebooks com CPUs AMD Ryzen pelo melhor preço!
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: