quinta-feira, 3 de abril de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Amazon entra na disputa pela compra do TikTok; entenda

Internet

Os principais envolvidos pela negociação estão analisando a proposta da Amazon pelo TikTok

A Amazon surpreendeu o mercado  ao apresentar uma proposta de compra do TikTok antes do prazo final para que a controladora chinesa ByteDance venda o aplicativo ou enfrente uma possível proibição nos Estados Unidos.

A informação foi confirmada pela Casa Branca nesta quarta-feira.

Segundo o The New York Post, a gigante do comércio eletrônico, fundada por Jeff Bezos, enviou uma carta formal detalhando sua oferta ao vice-presidente JD Vance e ao secretário de Comércio, Howard Lutnick.

No entanto, segundo o The New York Times, que divulgou a notícia em primeira mão, os principais envolvidos na negociação não parecem considerar a proposta da Amazon de forma séria.

The Post ainda confirma que ainda não foram revelados detalhes sobre o valor da oferta feita pela Amazon. A Casa Branca confirmou o recebimento da proposta, enquanto a empresa optou por não comentar o assunto. O TikTok também não respondeu de imediato aos pedidos de posicionamento. Após a divulgação do relatório, as ações da Amazon registraram alta de 1,3%.

TikTok em outras mãos?

A movimentação da Amazon ocorreu no mesmo dia em que o presidente Donald Trump se reuniu com assessores no Salão Oval para discutir uma proposta alternativa que permitiria a investidores americanos do TikTok assumirem o controle majoritário da empresa desmembrada.

Entre os participantes da reunião estavam JD Vance, Howard Lutnick, o conselheiro de segurança nacional Mike Waltz e a diretora de Inteligência Nacional Tulsi Gabbard.

Desde a eleição de Trump, Bezos tem buscado estreitar laços com o governo, chegando a comparecer à posse do presidente ao lado de outros líderes do setor de tecnologia. O prazo para a venda do TikTok expira no sábado, conforme determinação de uma ordem executiva que adiou a proibição do aplicativo. Caso um comprador não seja encontrado dentro do período estipulado, o presidente pode optar por estender o prazo.

O Congresso e o governo dos EUA consideram o TikTok uma ameaça à segurança nacional enquanto houver envolvimento da China em sua operação. Atualmente, o aplicativo conta com mais de 170 milhões de usuários americanos.

Os investidores americanos da ByteDance — Susquehanna, KKR, General Atlantic e Coatue — estão negociando aumentar suas participações como parte da possível transferência de controle do TikTok.

tecnologia.ig.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas