O álcool pode ter relação com o aumento do risco de doenças cardíacas em mulheres. A constatação foi feita pela Kaiser Permanente Northern California por meio de um relatório apresentado na última quinta-feira (28), na edição de 2024 do congresso promovido pela American College of Cardiology.
Conforme indicam os resultados do questionário aplicado pelos pesquisadores, as mulheres que consumiram mais de uma bebida alcoólica por dia tiveram maiores chances de desenvolver doença coronariana (responsável por afetar as artérias que fornecem sangue para o coração).
O risco foi maior entre homens e mulheres que relataram consumo excessivo de álcool
, mas as mulheres foram ainda mais afetadas.
–
Feedly: assine nosso feed RSS
e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
–
Para chegar a essas descobertas, os pesquisadores usaram dados de mais de 430 mil pessoas (quase 243 mil homens e 189 mil mulheres). Os participantes não apresentavam doenças cardíacas no início do estudo.
Os pesquisadores analisaram a relação entre o nível de ingestão de álcool relatado pelos participantes e os diagnósticos de doenças coronarianas ao longo de quatro anos.
Álcool e doenças cardíacas
Ao todo, 3.108 participantes do estudo foram diagnosticados com doença coronariana durante esse período de acompanhamento, e a incidência de doença aumentou com níveis mais elevados de consumo de álcool.
As mulheres com maior consumo de álcool tiveram um risco 45% maior de doenças cardíacas em comparação com as que não bebiam, e 29% maior do que as que relataram consumo moderado. Já os homens com ingestão global elevada tiveram 33% mais probabilidade de desenvolver doenças cardíacas.
Os resultados não mostraram nenhuma diferença significativa no risco entre pessoas que relataram consumo moderado ou baixo de álcool. Estudos paralelos já mostraram que uma única dose de bebida alcoólica pode fazer mal ao coração
.
Doença coronariana
Conforme alertam os National Institutes of Health, dos EUA, a doença arterial coronariana afeta as maiores artérias na superfície do coração, e costuma ser causada por placas dentro do revestimento das artérias coronárias.
O acúmulo de placa pode bloquear parcial ou totalmente o fluxo sanguíneo nas grandes artérias do coração, e os sintomas envolvem dor no peito e podem até ocasionar em um ataque cardíaco.
Considerando a relação entre o consumo de álcool e o maior risco de doenças cardíacas, principalmente a doença arterial coronariana, uma forma de prevenção é evitar as bebidas alcoólicas (principalmente o consumo excessivo).
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: