A história do Milagre dos Andes, nome dado ao acidente de um time de rúgbi que caiu no meio das Cordilheiras dos Andes em 1972, é retratada no excelente filme
A Sociedade da Neve
, longa que estreou no dia 4 de janeiro de 2024 na Netflix. Só que essa não foi a única obra que abordou o incrível e horripilante caso, que serviu como base para filmes, documentários e até mesmo séries de TV.
Seja em Hollywood ou pela América Latina, a história sobre o voo 571 da Força Aérea Uruguaia, seu acidente e os 72 dias de inferno na neve que seus sobreviventes enfrentaram serviram para a criação de obras que mostram a força de vontade do ser humano em situações extremas. Confira algumas produções baseadas no caso e uma indicação bônus que tem um pouco a ver com ele.
5. Os Sobreviventes dos Andes
Os Sobreviventes dos Andes
é um filme de 1976 e é válido por ser a primeira produção a explorar o desastre. Produzido no México, o longa adapta o livro Survive!
, do jornalista americano Clay Blair Jr.
–
CT no Flipboard
: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
–
Na época do seu lançamento, o filme foi bastante criticado pela maneira como tratou os fatos reais, muitas vezes utilizando truques de filmes de terror como closes em ferimentos para quebrar a tensão, algo que não funciona na adaptação. Mesmo assim, teve boa arrecadação na sua estreia nos EUA.
4. Vivos!
Talvez a produção mais conhecida sobre o caso até o lançamento da adaptação da Netflix, Vivos!
é um filme americano lançado em 1993 e dirigido por Frank Marshall
( Aracnofobia
), estrelado por Ethan Hawke ( Sociedade dos Poetas Mortos
) e narrado por John Malkovich (
Bird Box
).
Apesar de ter um dos sobreviventes do acidente, Nando Parrado, que é interpretado por Hawk no filme, ajudando na produção, o longa toma algumas liberdades em relação aos fatos reais, inclusive mudando o nome de vários dos envolvidos. Mesmo bem aceito pelo público, a crítica da época do lançamento foi que a adaptação focou demais no lado da tensão e até ação, deixando de lado a parte mais humana da história.
Vivos!
está disponível para assistir no Oldflix.
3. A Sociedade da Neve
A Sociedade da Neve
, apesar de ter o mesmo nome da produção da Netflix, é um documentário separado e lançado em 2007 sobre o caso dos jogadores uruguaios. Ele traz entrevista com os sobreviventes, que contam com suas próprias palavras os acontecimentos e suas percepções sobre o caso.
O filme foi indicado ao prêmio de melhor documentário no Festival de Sundance, em 2008, e ganhou o prêmio de melhor direção em um documentário no Directors Guild of America Awards, sendo considerado um dos melhores filmes daquele ano.
O documentário Sociedade da Neve
pode ser assistido no Pluto TV.
2. Estou Vivo: Milagre dos Andes
Estou Vivo: Milagre dos Andes
é um documentário produzido pelo History Channel que conta todo o acidente do avião 571 pela perspectiva do sobrevivente Nando Parrado. Com reencenações de acontecimentos-chave do caso, o documentário mostra a luta pela sobrevivência dos passageiros, até o momento em que Parrado e Roberto Canessa partiram em uma jornada em busca de ajuda para seus companheiros.
Exibido no canal History Channel, eventualmente o documentário foi lançado em DVD, em 2011, sendo considerado pelo New York Post como uma das melhores produções do canal.
1. 20/20 Prisioneiros da Neve
Prisioneiros da Neve
é um documentário produzido pela Disney
para a ABC que traz entrevistas com cinco dos sobreviventes do Milagre dos Andes, Nando Parrado, Roberto Canessa, Carlito Páez Rodriguez, Eduardo Strauch e Roy Harley. Eles contam detalhes dos 72 dias que passaram presos na Cordilheira dos Andes até o seu resgate.
Lançado em 2023, Prisioneiros da Neve
foi lançado no serviço por streaming
Hulu, mas ainda não apareceu no Star+, como várias outras produções que estreiam no serviço americano.
Bônus: Yellowjackets
Apesar de não ser exatamente sobre o caso do voo 571 da Força Aérea Uruguaia, a série
Yellowjackets
se inspirou nos eventos reais para contar a história de um time de futebol feminino que sofre um acidente e as sobreviventes ficam perdidas por dezenove meses. Além da similaridade com o acidente real, outro fato bastante marcante, que aproxima as duas histórias é que, assim como no caso dos sobreviventes uruguaios, as personagens do seriado também precisam consumir carne humana para continuarem vivas.
Yellowjackets
está disponível na Netflix
e na Paramount+.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: