sexta-feira, 12 de abril de 2024
Campo Grande
24°C

Rádio SOUCG

7 filmes baseados em memes e lendas urbanas de internet

Felipe Demartini

7 filmes baseados em memes e lendas urbanas de internet

O sucesso viral na internet pode vir a qualquer momento, para qualquer um. Tão rapidamente quanto chega, porém, essa fama também pode ir embora, algo que ainda não parece ter sido muito bem entendido por executivos da indústria cinematográfica. Fazer um filme leva tempo, um período longo o bastante para que o furor online desapareça, nos deixando apenas com produções medíocres feitas a toques de caixa.

É esse o padrão, afinal de contas, apesar de longas recentes como
O Homem dos Sonhos

ser uma exceção. O novo filme da A24 transforma uma lenda urbana da internet em um comentário sobre a própria cultura da internet, tendo Nicolas Cage
(
Renfield

) como protagonista de uma história bizarra, daquelas que ele adora fazer parte.

Começamos daí, então, uma lista de seis filmes baseados em memes
e lendas urbanas de internet. Ao contrário do que pode parecer, o terror nem sempre é o gênero favorito dessas adaptações, confira.


CT no Flipboard
: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

7. O Homem dos Sonhos

A velha copypasta
do This Man foi transformada em filme pelas mãos da produtora A24
. A pergunta “você já sonhou com este homem?”
ganha vida na pele de Cage, um professor infeliz que, de repente, começa a aparecer aleatoriamente nos sonhos das pessoas ao redor do mundo. A bizarrice, porém, acaba sendo sua chance de sair do ostracismo e realizar vontades e sonhos.

As coisas não seguem tão bem assim, é verdade, com o desenvolvimento dos sonhos, que se tornam cada vez mais estranhos e violentos, tendo consequências na vida real. Enquanto isso, o protagonista tenta lidar com as próprias frustrações e a ruína da própria família em meio a uma situação que simplesmente não entende.

O grande mérito do longa é justamente saber usar a lenda urbana para criar uma trama que vai muito além do meme. Nada para mal para uma história que começou com um rumor de que pessoas do mundo inteiro estavam sonhando com um calvo de uma só sobrancelha.

O Homem dos Sonhos
está em cartaz nos cinemas brasileiros.

6. Momo: The Game of Death

A imagem de uma mulher com olhos esbugalhados e feição de pássaro rodou a internet em 2018. Na história, pessoas aleatórias receberiam ligações pelo WhatApp e passariam a ser ameaçadas pela Momo, a tal figura bizarra. Enquanto um número real associado à criatura
era usado para assustar pessoas e aplicar golpes, a figura era uma escultura do artista japonês Keisuke Aisawa, que nada tinha a ver com a lenda.

Em
Momo: The Game of Death

, porém, a história ganhou contornos bem reais quando um jogo mobile viraliza e seus usuários são encontrados mortos. No filme de estreia do diretor indiano Rahul Saha, um investigador analisa o caso e suas relações com um misterioso escritor, enquanto acaba vendo a própria família ameaçada.

Momo: The Game of Death
segue inédito no Brasil.

5. Bad Ass: Acima da Lei

Em 2010, uma briga entre dois homens a bordo de um ônibus da cidade de Oakland, nos EUA, viralizou na internet. O vídeo da pancadaria se tornou rapidamente um dos mais vistos nos primórdios do YouTube
, enquanto um dos participantes ficou conhecido online como o “Epic Beard Man” — ou o “Homem da Barba Épica”, em uma tradução literal.

O ensejo soou perfeito para o diretor e roteirista Craig Moss ( A Saga Molusco: Anoitecer
), que lançou Bad Ass: Acima da Lei
. Danny Trejo (
Machete

) é o protagonista, um veterano de guerra que bate em dois valentões dentro de um ônibus e acaba ficando famoso; a morte de seu melhor amigo, em meio a problemas financeiros, o leva a encarar gangues de criminosos e até a própria polícia.

Bad Ass: Acima da Lei
está no catálogo do Star+
. O filme gerou duas sequências, mas elas não estão disponíveis no Brasil em streaming
.

4. Slender Man: Pesadelo Sem Rosto

Uma das mais famosas lendas urbanas de horror da internet, o Slender
seria uma criatura mística sem rosto. Alta e capaz de alongar seus braços, ela se veste com um terno comum para tentar se embrenhar em meio à sociedade para capturar suas vítimas, muitas delas crianças e jovens.

O que começou como uma creepypasta ganhou jogos, documentários falsos e, claro, filmes de horror. Entre as diferentes produções independentes que abordaram a lenda,
Slender Man: Pesadelo Sem Rosto

foi lançada em 2018 pela produtora Sony
Pictures, em um filme terrível (mas não do jeito esperado) protagonizado por Joey King
(
A Barraca do Beijo

), uma estudante que acaba acordando o mal na tentativa de investigar suas origens.

Slender Man: Pesadelo Sem Rosto
não está disponível no Brasil em streaming.

3. O Jogo da Morte

O jogo da Baleia Azul
preocupou pais e autoridades, inclusive no Brasil, entre 2017 e 2019. Os desafios, normalmente enviados entre estudantes por meio do WhatsApp
, envolvem provas de coragem que começam simples, mas vão escalando até chegarem a casos de automutilação e até suicídio.


O Jogo da Morte

leva essa trama macabra para o cinema. No filme russo da diretora Anna Zaytseva ( Sama Dura!
), a estudante Dana (Anna Potebnya) tenta descobrir a verdade sobre a morte da irmã e acaba se embrenhando nos desafios da Baleia Azul, descobrindo a força sinistra que se encontra por trás das mensagens.

Apesar de lançado em 2021, O Jogo da Morte
chegou aos cinemas do Brasil apenas em fevereiro de 2024. O filme não está disponível em streaming.

2. The Sleep Experiment

Uma famosa creepypasta remonta aos anos finais da Segunda Guerra Mundial. Em uma base soviética, cientistas desenvolvem um experimento
sobre os efeitos da privação de sono
, mantendo soldados acordados durante 30 dias com o uso de um gás estimulantes. Aos poucos, os limites da humanidade são rompidos e eles se transformam em criaturas violentas e viciadas na substância.

O diretor John Farrelly trouxe essa história para os Estados Unidos em seu primeiro filme de longa metragem. Em The Sleep Experiment
, uma dupla de policiais investigando pesquisas militares acabam se tornando cobaias em um experimento de privação do sono, ao lado de outros três prisioneiros com liberdade prometida caso sobrevivessem aos 30 dias sem dormir.

The Sleep Experiment
está no catálogo do Amazon Prime Video
.

1. Grumpy Cat Worst Christmas Ever

Fechando a lista com uma opção bem mais branda, o longa baseado em uma das maiores sensações da internet
nos últimos anos tem Aubrey Plaza (
The White Lotus

) no papel principal. É ela quem dubla a saudosa gata rabugenta do título
, cuja voz só pode ser ouvida por uma garotinha de 12 anos que pediu uma melhor amiga como presente de Natal.

É daí que surge a trama do filme de 2014, dirigido por Tim Hill ( Bob Esponja: O Incrível Resgate
). Após ser adotada, a Grumpy Cat acaba envolvida com um bando de sequestradores de animais exóticos e, como em todo filme de final de ano, acaba descobrindo o significado do amor e do espírito natalino.

Grumpy Cat Worst Christmas Ever
não está disponível no Brasil.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas