Se você tem um celular da Xiaomi
e quer aproveitar mais o aparelho para tirar boas fotografias e não sabe como, temos algumas dicas que podem te ajudar a ter ótimos resultados.
Aqui, separamos algumas sugestões de como usar a câmera nativa dos smartphones da Xiaomi, Redmi
e POCO para registrar boas fotos no seu dia-a-dia.
1 – Prefira o modo Leica Authentic
Alguns celulares da Xiaomi — em particular os modelos topos de linha — contam com a assinatura de câmera da Leica, empresa que se destaca no universo da fotografia. Assim, eles oferecem uma otimização do software
para entregar imagens melhores.
–
Baixe nosso aplicativo para iOS
e Android
e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
–
Ao abrir a câmera, você precisa escolher entre Leica Vibrant e Leica Authentic e, apesar de poder alterar isso a qualquer momento nas configurações, minha recomendação é sempre usar o modo Leica Authentic.
Nesta definição, o celular prioriza mais a autenticidade do cenário e entrega imagens mais “realistas”. Elas não contam com toda a vivacidade de cores do modo “Leica Vibrant”, mas o resultado é mais fiel e as fotografias ficam muito bem definidas.
2 – Evite o uso do modo de inteligência artificial da câmera
Esse já é um recurso presente em quase todos os celulares da marca. Identificado como “IA” no topo da tela quando o app da câmera está aberto, o recurso de Inteligência Artificial lê o cenário e aplica alguns efeitos para “melhorar” a imagem.
No entanto, essa função sacrifica um pouco o HDR, e as imagens não ficam tão bem definidas quanto uma foto original. São raros os casos em que o uso desse recurso é indicado, então o melhor é sempre optar em deixá-lo sempre desligado para ter imagens com mais qualidade.
3 – Desative o embelezamento de imagem para selfies e modo retrato
Outro recurso popular nos celulares da Xiaomi — e que é ativado por padrão na câmera — é o “embelezamento” da imagem. Apesar de não ser definido no nível máximo, ele sempre chega ligado nos celulares, então é melhor desativá-lo totalmente.
Esse recurso costuma deixar a pele com um aspecto de que está “emborrachada”, na intenção de corrigir possíveis “imperfeições” no rosto. Não vou entrar na discussão de que beleza natural é sempre melhor, mas se quiser uma imagem “melhorada” opte por fazer uma edição depois de tirar a fotografia.
4 – Não use filtros ou edições nativas da câmera
Os filtros presentes nas câmeras do celular pode ser uma mão na roda na hora de criar algum efeito legal, mas muitas vezes eles não trabalham de forma tão eficiente.
Assim, dê preferência sempre para editar suas fotos depois de registradas. Com um bom aplicativo — ou até mesmo com o app oficial da galeria da Xiaomi — dá para “mexer” bastante na imagem, ajustando saturação, brilho, nitidez, entre outras.
Alguns apps, como o Lightroom, até oferecem predefinições bem interessantes para quem não manja tanto de edição, e o Google
Fotos conta com um modo de correção automática por IA que funciona bem. Mas uma sugestão melhor é tentar, aos poucos, aprender mais sobre isso, para modificar suas fotografias de acordo com o seu gosto.
5 – Evite usar o flash
O flash pode ter sido um bom aliado para tirar fotos no escuro no passado, mas é inegável que ele piora bastante a qualidade da imagem. Atualmente, muitos celulares contam com um modo noturno focado em aproveitar a baixa luminosidade para clarear o ambiente.
Assim, dê preferência sempre a este recurso e evite, ao máximo, usar a lanterna — ou flash — para clarear o ambiente. Em alguns momentos, sabemos que não há como evitar, mas saiba que são raras as exceções e que o melhor para foto é a iluminação natural do ambiente.
6 – Escolha corretamente o modo e o sensor da câmera
Uma característica comum nos celulares da Xiaomi é a presença de várias câmeras, mas as mais comuns, além da principal, são a ultrawide e macro. A primeira serve para tirar fotos com um ângulo de visão bem maior, enquanto a segunda é para fotografias bem aproximadas, para captar detalhes muito pequenos no objeto.
Mas, muitas vezes, a qualidade dessas câmeras é bem inferior à principal — a ultrawide costuma ter resolução de 8 MP, o que até é aceitável, mas a macro quase sempre é de 2 MP, o que chega a ser um desperdício de espaço no conjunto de sensores.
Então, sempre que possível, dê preferência para a câmera principal e para modos que usam ela — como o modo retrato. Se você quer tirar fotos de uma pessoa e destacá-la bem no cenário, esse recurso será a melhor opção, já que cria um bom efeito de profundidade ao desfocar o fundo do cenário.
7 – Use a iluminação ao seu favor
Por fim, também é importante saber montar o cenário de acordo com a iluminação. Quando possível, dê sempre preferência à iluminação ambiente. Em caso de fotos em ambientes internos, se posicione entre a fonte de luz e o cenário que irá fotografar.
Se for usar ring light ou algum outro tipo de iluminação artificial, siga o mesmo princípio e tire a foto contra o ponto de luz. Já se for fotografar fora de casa, evite apontar a câmera em direção ao sol, para que a imagem não estoure ou perca muito detalhe do céu.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: