O lançamento do ICQ, em 1996, foi algo revolucionário para a internet na época: foi o primeiro grande mensageiro instantâneo a permitir conversas individuais com vários contatos ao mesmo tempo — o padrão antes era de bate-papo “público” em boards, como no mIRC ou no Bate-papo do UOL
. Isso ajudou a mudar a ideia de comunicar pela web e influenciou outros mensageiros futuros, como o AIM, o MSN
, o Google
Talk e o WhatsApp
.
Com o fim marcado para junho deste ano
, o ICQ ainda existia com apps para PCs e celulares, mas passou longe de ter o mesmo impacto do começo da década de 2000. O Canaltech reuniu algumas funções nostálgicas do mensageiro e que deixam saudade em quem usava a internet naquela época.
5 recursos do ICQ que marcaram época
Relembre alguns dos destaques do ICQ:
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
–
1. Número de usuário
Você ainda lembra o seu UIN? Antigamente, cada conta criada recebia um número de identificação do usuário (UIN), usado para adicionar ou compartilhar seu perfil com outras pessoas. Era uma sequência imensa, maior que a de um número de telefone, que ate funcionava bem, apesar de não ser muito prática — posteriormente, a plataforma adotou o login
por e-mail e telefone celular, mas o código numérico ficou na memória das pessoas.
2. Sons de notificação
Os sons do ICQ também foram marcantes: a buzina de navio ao entrar no app e o “uh-oh” a cada nova mensagem tocavam com frequência nas caixas de som (sim, aquelas que faziam um barulho quando o telefone estava prestes a tocar). Além disso, o mensageiro adicionou a opção para personalizar cada toque conforme a preferência do usuário (então era possível fazer barulho de máquina de escrever enquanto você teclava).
3. Modo invisível
O ICQ foi pioneiro ao introduzir um modo invisível nos mensageiros: você podia manter o status offline e conversar com as pessoas normalmente, sem receber mensagens dos contatos que você não gostaria. Além disso, o app permitia criar uma lista de contatos para os quais você sempre apareceria como offline.
4. Personalização
O mensageiro também se destacava pelas inúmeras opções de personalização da conta e da interface. Assim como no rival MSN, era possível mudar a cor e a fonte do chat, o que fugia do padrão de outras plataformas do segmento.
Além disso, o ICQ tinha um espaço para customizar o perfil e transformá-lo num cartão de visitas pessoal, com informações sobre interesses, localização e uma descrição rápida.
5. Jogos
Ao longo dos anos, o ICQ sempre trouxe mais ferramentas além da comunicação por texto. Começou com o envio de arquivos, depois passou para chamadas de voz e chegou a incluir jogos dentro do mensageiro — alguns usuários mais nostálgicos podem lembrar de um “jogo da lhama” e outro minigame de pedra, papel e tesoura.
Relembre outras redes
O ICQ vai embora, mas muitos outros apps que faziam sucesso há algumas décadas ainda existem e podem ser acessados até hoje, como o Winamp e o saudoso jogo Tibia — confira uma lista com mais exemplos
.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: