Hoje consolidados no mercado brasileiro, os carros chineses, como o BYD Dolphin
e o GWM Haval H6
, líderes do segmento de eletrificados, além dos modelos da Seres
, eram vistos com desconfiança quando chegaram por aqui, há menos de um ano.
Diante do sucesso das marcas, outras montadoras originárias da China também já confirmaram a chegada ao país em 2024. Omoda e Jaecoo
, que lá fora são ligadas a Chery, além da Zeeekr, marca premium “irmã” da Volvo
, devem ter novidades por aqui até o fim deste ano.
Enquanto elas não chegam, a reportagem do Canaltech resolveu fazer um “exercício de imaginação” em cima dos carros que brilharam na China em 2023 e, certamente, fariam sucesso se viessem ao Brasil.
–
Baixe nosso aplicativo para iOS
e Android
e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
–
Confira, abaixo, 5 carros chineses que têm tudo para repetir o sucesso dos modelos da BYD e da GWM e conquistar o mercado verde-amarelo se forem lançados por aqui futuramente.
5 carros chineses que fariam sucesso no Brasil
Além dos modelos já confirmados da Omoda e da Jaecoo, o mercado brasileiro deve receber ao menos 5 novos carros chineses que certamente fariam sucesso no país. Vamos a eles.
5. Zeekr X
Projetado na mesma plataforma do Volvo EX30
, lançado recentemente com ótima aceitação
do público, o Zeekr X é sucesso de vendas na China e pode ser uma das apostas da marca chinesa no Brasil em 2024.
O modelo é tratado por lá como “Golf chinês”, mas, na verdade, tem perfil de SUV urbano e porte de Jeep Compass
, com 4,45m de comprimento e distância entre-eixos invejável de 2,75m. O motor é traseiro, de 272cv, e a autonomia aproximada é de 445 km.
4. Avatr 12
Produzido pela joint venture formada pela montadora Changan Automobile, pela fornecedora de baterias de íons de lítio CATL e pelaa Huawei, o Avatr 12 é um sedan elétrico com pegada coupé que une estilo e esportividade em um só produto.
As linhas futuristas e as excelentes especificações certamente garantiriam ao Avatr 12 um lugar de destaque no mercado brasileiro, claro, se ele viesse a ser lançado por aqui — algo que, até o momento, não é sequer cogitado, é bom frisar.
O sedan coupé tem dimensões generosas (5,02 m de comprimento x 1,99 m de largura x 1,46 m de altura), duas opções de motorização (com 1 motor elétrico de 313 cv no eixo traseiro ou com 2, montados um em cada eixo, totalizando 578 cv) e, como não poderia ser diferente, tecnologia
de sobra.
3. Nio ET5T
Outro carro que é sucesso em território chinês e certamente brilharia se fosse lançado no Brasil é o Nio ET5T. A marca já é famosa por ter em seu line-up um integrante na lista dos carros elétricos com as maiores baterias do mundo
(o Nio ET7) e, agora, também integra essa seleção.
O Nio ET5T é um SUV coupé de luxo recheado de tecnologia de ponta e muita potência. O modelo conta com dois motores elétricos, instalados um em cada eixo, que oferecem potência aproximada de 489cv, e dão ao carro o poder de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos.
Projetado sob os rigorosos padrões de segurança da Europa e da China, o Nio ET5T tem 7 airbags para proteção e um sistema LiDAR
, composto por 33 sensores espalhados pelo carro para facilitar a condução assistida e inteligente.
2. XPeng G6
O penúltimo em nossa lista de 5 carros chineses que fariam sucesso no Brasil é o XPeng G6. Apelidada de “Tesla chinesa”
, a empresa já criou até um carro superesportivo voador
, mas esse, infelizmente, dificilmente se tornará um veículo de produção em massa.
O Xpeng G6, por outro lado, foi apresentado no Salão do Automóvel de Xangai em abril de 2023 e rapidamente foi alçado à condição de ameaça ao Tesla
Model Y, hoje um dos carros elétricos mais vendidos e badalados do mundo.
Considerado o gigante da família, o XPeng G6 foi construído com arquitetura SiC de 800V, configuração que dá a ele a possibilidade de recarga ultrarrápida, com a recuperação de 300 quilômetros de autonomia em somente 10 minutos.
Oferecido em duas versões, a mais potente com dois motores, 480cv de potência e até 755 quilômetros de autonomia (segundo o ciclo chinês), o Xpeng G6 também tem embarcados pacotes completos de segurança e assistência à condução, e ofereceria um combo perfeito ao mercado premium se viesse ao Brasil.
1. Leapmotor C11
Vamos fechar a lista com um modelo que chegou ao mercado chinês na virada de 2021 para 2022 e, desde então, vem chamando a atenção por lá: o Leapmotor C11, desenvolvido pela startup local Leapmotor.
O SUV elétrico tem alta tecnologia, dotada até de reconhecimento facial, na autonomia de 650 quilômetros por carga (ciclo chinês) e na potência dos motores, capazes de entregar até 544cv de potência na configuração com dois propulsores, seus grandes atrativos.
Apesar de não ser muito (ou quase nada) conhecida do público brasileiro, a marca até poderia aparecer por aqui com o C11 ou outros modelos no futuro, já que teve 20% comprados pela Stellantis recentemente.
O grupo, que já tem sob sua aba Citroën, Peugeot, Dogde, Fiat, Jeep e RAM, entre outros, ainda não emplacou um SUV 100% elétrico em território verde-amarelo. Será que o Leapmotor C11 poderia ser uma opção? Comente conosco o que pensa a respeito em nossas redes sociais.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: