O ano de 2024 reserva alguns lançamentos de carros bastante interessantes nos mais variados segmentos. A expectativa é que tenhamos mais caminhonetes desembarcando no Brasil, além de atualizações importantes em SUVs consagrados. Além disso, mais modelos chineses devem ser lançados por aqui, isso sem falar na chegada de novas marcas ao país
.
Pensando nessa infinidade de novidades, o Canaltech
listou 15 carros que serão lançados no Brasil em 2024.
15. Chevrolet S10
A reestilização da Chevrolet S10
vai chegar em 2024 e deve trazer elementos vistos na irmã norte-americana Colorado, já lançada esse ano. O motor deve seguir o mesmo 2.8 turbodiesel de 200cv, mas o acabamento interno e o nível de equipamentos devem melhorar.
–
CT no Flipboard
: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
–
14. Toyota Yaris sedan
A nova geração do Toyota Yaris sedan está confirmada para o Brasil
e deve chegar em 2024 para brigar forte contra o Honda City e o Nissan Versa. A expectativa é de que esse modelo venha importado e com motor híbrido, além de receber equipamentos de segurança, como o Toyota Safety Sense
.
13. JAC Yiwuey 3
O escolhido da JAC para brigar com o BYD Dolphin
e o GWM Ora 3 é o JAC Yiwuey
. O subcompacto elétrico tem motor de 95cv e 405km de autonomia em sua versão de entrada, que deve ser a escolhida para estrear essa nova fase da marca por aqui.
Prometido para 2024, o Yiwuey 3 não vem para substituir o JAC E-JS1
, que continua no mercado.
12. Renault Kardian
Anunciado esse ano, o Renault Kardian
é um produto global da montadora francesa e que será fabricado aqui no Brasil. O SUV compacto vai brigar com modelos como VW Nivus e Fiat Pulse, munido de bom pacote de tecnologia, conforto e motorização, com o novíssimo propulsor 1.0 turbo de 125cv e 22,4 kgf/m.
A chegada do carro está prevista para o começo de 2024.
11. Chevrolet Spin
A prometida reestilização (e não nova geração) da Chevrolet Spin está confirmada para 2024 e deve colocar a minivan em um patamar melhor de tecnologia, desempenho e conforto
. O modelo de 7 lugares mais barato do Brasil, vai deve receber motorização turbo, Wi-Fi nativo e mudanças importantes de design.
10. Fiat Titano
Prevista para o primeiro trimestre de 2024
, a Fiat Titano tem como missão seguir o sucesso de suas irmãs de empresa, a Fiat Strada
e a Fiat Toro
. Para isso, utilizará a boa base da Peugeot Landtrek, vendida em outros mercados da América do Sul, e receberá o toque preciso da montadora italiana para se dar bem por aqui.
9. Volkswagen T-Cross
A prometida reestilização do Volkswagen T-Cross
atrasou e vai chegar somente em 2024. Pouco deve mudar em termos de equipamentos, mas o visual deve ser o grande destaque desse SUV, que é o mais vendido do Brasil atualmente
.
A identidade visual do SUV compacto deve se aproximar muito do que vimos na Europa, com nova grade, conjunto óptico e alterações nas rodas e na traseira. Os motores, em um primeiro momento, devem seguir os mesmos, o 1.0 turbo de 128cv e o 1.4 turbo de 150cv.
8. BMW X2
Assim como aconteceu com o BMW X1
, sua versão coupé, o BMW X2, também vai ganhar uma nova geração. A promessa é de que o SUV venha com motores turbo a gasolina e elétrico, com o mesmo padrão de equipamentos que vimos no BMW iX1
, por exemplo. Diferentemente do que acontece com a versão padrão, o X2 virá importado da Alemanha.
7. GWM Poer
A GWM já confirmou que a GWM Poer será seu primeiro carro feito no Brasil
. A caminhonete média sairá da planta de Iracemápolis sendo a primeira de porte médio com motor híbrido, pronta para brigar com os modelos mais vendidos do mercado. Sua chegada deve acontecer no segundo semestre de 2024.
6. Ford Mustang
O nova geração do Ford Mustang
deve desembarcar no Brasil em 2024, ostentando o título de “mais tecnológica” da história do muscle car. A versão escolhida para o Brasil deve seguir sendo a equipada com o excelente motor Coyote 5.0 V8 de 483cv e 56,7 kgf/m, sempre com o câmbio automático de 10 marchas.
Em termos de equipamento, o novo Mustang vem com o que há de melhor na linha da Ford no quesito segurança e assistentes de condução, mas sempre priorizando a performance. O acabamento também é novo e há a adição da central multimídia Sync 4, a mesma que vimos na Ford F-150
.
5. Honda CR-V
A nova geração do Honda CR-V está confirmada para o Brasil em 2024 com o mesmo motor híbrido que equipa o recém-lançado Honda Accord
: um conjunto munido de um propulsor 2.0 aspirado e injeção direta que rende 146cv de potência e 19,2 kgf/m de torque, somado a dois elétricos que, juntos, oferecem 184cv e 34,1 kgf/m.
Maior e mais bem acabado, o Honda CR-V deve, agora, fazer frente a outro SUV híbrido japonês que faz muito sucesso no Brasil, o Toyota RAV4
.
4. Jeep Compass/Commander
A Stellantis aumentou a produção dos motores 2.0 turbo que vimos na RAM Rampage
para equipá-los tanto no Jeep Compass
quanto no Commander
. Confirmadas para 2024, as versões mais potentes desses SUVs serão posicionadas acima das variantes a diesel, entregando 272cv e 40,8 kgf/m de torque. Mudanças visuais e de equipamento não estão descartadas.
3. Omoda 5
Com operações recém-iniciadas no Brasil
, a chinesa Omoda | Jaecoo, empresa do grupo Chery, confirmou que vai trazer três carros ao Brasil. O primeiro desses modelos deve mesmo ser o Omoda 5, SUV médio com motorização híbrida-leve com um motor 1.5 turbo a gasolina e um propulsor elétrico de 48V, que darão ao SUV a potência de 160cv.
2. Peugeot 2008
A nova geração do Peugeot 2008 já está no Brasil, mas somente na versão elétrica
. Em 2024, será a vez das variantes equipadas com motor turboflex aparecerem por aqui, incluindo a recente reestilização que foi lançada na Europa há alguns meses.
O SUV compacto, feito sobre a plataforma CMP, receberá o ótimo motor 1.0 turbo da Stellantis, o mesmo que equipa o Fiat Pulse
e o Peugeot 208
. Esse propulsor rende 130cv e 20,4 kgf/m, suficientes para tornar o modelo bem ágil. Versões com o 1.3 turbo do Jeep Renegade
, com 185cv e 27,5 kgf/m de torque não estão descartadas.
1. Toyota Yaris Cross
A Toyota está há algum tempo sem lançamentos no Brasil e o ano de 2024 promete. Além da nova geração da versão sedan do Yaris, o Yaris Cross vai ser lançado aqui no Brasil para colocar a Toyota na briga do mercado de SUVs compactos.
O Yaris Cross, aliás, deve ser o mais novo híbrido flex da montadora japonesa
, que investiu pesado na fábrica de Sorocaba/SP. Mais detalhes devem aparecer até o meio do ano que vem, mas é quase certo que esse carro chegue ao mercado no segundo semestre de 2024.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: