sábado, 21 de dezembro de 2024

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

10 carros mais icônicos da Lamborghini

Paulo Amaral

10 carros mais icônicos da Lamborghini

A Lamborghini é uma fabricante de carros de origem italiana que consegue unir em torno do seu nome tudo o que os amantes dos supercarros
procuram: potência, esportividade, luxo
, requinte e tecnologia
.

Não à toa, a montadora que nasceu em 1963, no município de Sant’Agata Bolognese, pertinho da Ferrari
, pelas mãos de Ferruccio Lamborghini, conseguiu rapidamente se colocar em um patamar de igualdade no mercado automotivo com marcas bem mais antigas, como Bugatti e Porsche.

Hoje reconhecida por modelos como o Aventador e Huracán — que já tem até versão off-road à venda no Brasil
—, a Lamborghini tem uma infinidade de carros que fizeram história. Confira 10 icônicos da marca selecionados pelo Canaltech
.


Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.

10. Lamborghini Aventador

Como já demos um pequeno spoiler, vamos abrir a relação de carros icônicos da Lamborghini com o Aventador, modelo que ficou nas linhas de montagem da marca entre 2011 e 2022 sem nunca ter passado por mudanças profundas.

O Lamborghini Aventador se tornou um clássico por ostentar um poderoso motor V12 aspirado de 6.5 litros sob o capô, que trabalhava em conjunto com uma transmissão automatizada de 7 velocidades e embreagem única. A potência de alguns modelos chegava a espantosos 759 cv. Não à toa, muitos manobristas sofrem ao ter que lidar com o supercarro
.

9. Lamborghini Huracán

O Lamborghini Huracán, assim como o Aventador, é um dos modelos de sucesso mais recente da fabricante de supercarros italiana, e segue no line-up da montadora desde que foi lançado para substituir o Lamborghini Gallardo, em 2014.

O Huracán deu tanto retorno para a marca que a Lamborghini resolveu criar uma versão off-road, igualmente imponente, em dezembro de 2022. O Lamborghini Huracán Sterrato, dotado de motor V10 5.2, que entrega 610 cv de potência, teve 1.499 unidades produzidas, três delas à venda no Brasil
.

8. Lamborghini Gallardo

Já que falamos do Lamborghini Gallardo, aqui vai um pouco mais sobre o esportivo e o porquê ele também merece estar na lista de 10 carros mais icônicos da história da marca.

O Lamborghini Gallardo teve mais de 14.000 unidades vendidas em pouco mais de dez anos de fabricação, e ficou marcado por ter sido o primeiro modelo da marca a contar com contribuição de engenheiros alemães da Audi
no projeto.

7. Lamborghini Miura P400 SV

O Lamborghini Miura P400 SV é, para muitos, o maior ícone da história da marca italiana, pois foi pioneiro em design e posicionamento de motor para muitos modelos que o sucederam nas linhas de produção da fábrica.

O supercarro tinha motor central V12, que produzia 380 cv de potência, um “escândalo” para a época em que foi lançado. O modelo ficou em linha entre 1966 e 1973, mas é um dos mais valorizados do mundo por quem aprecia um bom e velho clássico.

6. Lamborghini Diablo

O Lamborghini Diablo, com o perdão do trocadilho, era um verdadeiro “demônio” no que diz respeito às configurações de motor. O nome, assim como o de muitos outros modelos, foi inspirado em um touro famoso, mas a potência era bem mais feroz.

Produzido entre 1990 e 2001, o “Lambo” Diablo tinha sob o capô um motor central V12 de 5.7 ou 6.0 litros, que gerava até 575 cv de potência ao trabalhar em conjunto com um câmbio manual de 5 marchas. O modelo foi o último produzido na era “pré- Volkswagen
”.

5. Lamborghini 350 GT

Vamos abrir o top 5 de 10 carros mais icônicos da Lamborghini com um dos modelos mais clássicos da marca: o 350 GT.

Desenvolvido pela Carrozzeria Touring e com motor V12 dianteiro projetado por Giotto Bizzarrini, o Lamborghini 350 GT não tem as linhas marcantes dos demais modelos da marca, mas foi o primeiro a carregar o lendário emblema e, por isso, faz por merecer um lugar na lista.

4. Lamborghini Reventón

O Reventón tem muitas semelhanças com outro modelo icônico da Lamborghini (olha o spoiler!!!) que falaremos mais adiante, o Murciélago.

Lançado no mercado por um preço astronômico (US$ 2,1 milhões), ele teve o design inspirado em aviões de caça
, e foi um dos primeiros modelos ultraexclusivos da marca, com apenas 20 unidades fabricadas entre 2007 e 2008.

3. Lamborghini Murciélago

Vamos aproveitar que já demos o spoiler para abrir o top 3 dos 10 carros mais icônicos da Lamborghini com o modelo que inspirou o Reventón: o Murciélago, batizado em homenagem ao bravo touro que sobreviveu a 24 golpes de espada contra o toureiro Rafael Molina Sánchez, em 1879. E braveza esse carro também tinha de sobra.
.

Produzido entre 2001 e 2010, ele substituiu o Diablo no portfólio da marca, e fez jus à honra, com versões coupé e roadster, sempre com motores V12 sob o capô, algumas com 6.2 e outras com 6.5 litros. Um ícone, na acepção da palavra.

2. Lamborghini Veneno

O Lamborghini Veneno é considerado por muitos amantes da velocidade “ um supercarro de outra dimensão
”. Desenvolvido em 2013 para celebrar os 50 anos da marca, teve o nome originado em um… adivinhem? Touro famoso, que matou um toureiro durante um evento em 1914.

O Veneno é um dos carros mais raros do mundo
, e tem sob o capô um motor V12 de 6.5 litros aspirado, que entrega ao “corajoso” motorista 760cv de potência e 70,4 kgf/m de torque. As especificações fazem o carro disparar do 0 absoluto aos 100 km/h em 2,9 segundos, além de atingir máximas de 355 km/h.

1. Lamborghini Urus

O Lamborghini Urus fecha nossa lista de 10 carros mais icônicos da marca por uma razão bastante simples. Foi ele, em 2018, o responsável por inaugurar a era dos SUVs para a cobiçada fabriante.

Sucesso de vendas, o Lamborghini Urus pode não ter “jeitão” de esportivo, mas anda como os demais integrantes da família, graças ao motor 4.0 V8 biturbo sob o capô. Ele entrega, em sua versão mais atual
, 666 cv e 86,7 kgf/m de torque ao piloto.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas