quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

SES conclui formação em Jardim com 2ª mostra de projetos sobre saúde mental no SUS

Evento reuniu gestores, profissionais da saúde e representantes institucionais para celebrar os resultados do curso, que teve como eixo central as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Após capacitar 179 profissionais e gerar 64 projetos de intervenção em 52 municípios sul-mato-grossenses, o Projeto Saúde e Bem Viver: Cuidado Integral para a Saúde Mental chegou à sua etapa final com mostra especial realizada em Jardim. Na cidade, foram entregues certificados a 41 profissionais.

O evento reuniu gestores, profissionais da saúde e representantes institucionais para celebrar os resultados do curso, que teve como eixo central as PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde). Foram apresentadas as experiências desenvolvidas com espaços de diálogo, troca de saberes e reflexões sobre as PICS no Estado.

“A cada formatura celebramos não apenas o encerramento de um curso, mas o fortalecimento de uma rede viva de cuidado em saúde mental. As Práticas Integrativas e Complementares nos convidam a olhar para o ser humano em sua totalidade — corpo, mente e território. Ver profissionais de diferentes municípios se apropriarem dessas práticas, adaptando-as às realidades locais com criatividade e sensibilidade, é a maior prova de que o SUS é estruturado com potência e humanidade”, afirma a responsável pela área técnica das PICS na SES (Secretaria de Estado de Saúde), Patrícia Mecatti Domingos.

1ª Mostra de Projetos de Intervenção, em Aquidauana.

Dentre os trabalhos resultantes do curso, os municípios de Aquidauana, Bodoquena e Miranda apresentaram a 1ª Mostra no dia 11 de julho deste ano. No município de Aquidauana, expuseram os projetos de intervenções focados em ansiedade, saúde mental e dores crônicas: Yogaterapia, Ventosaterapia, Aromaterapia e Auriculoterapia, que foram algumas PICS utilizadas como estratégias para grupos de saúde mental, dependentes de tabagismo e pacientes com dores crônicas em comunidades urbanas e rurais.

Mostra Estadual

A Mostra Final do Projeto Saúde e Bem Viver será realizada em Campo Grande no dia 22 de agosto, na Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser. O evento reunirá representantes da Fiocruz/PE, ObservaPICS/PE, Ministério da Saúde, profissionais capacitados, tutores e gestores dos 52 municípios participantes para apresentar os 64 projetos de intervenção desenvolvidos ao longo do curso. A programação inclui exposições, rodas de conversa e atividades voltadas ao fortalecimento das práticas integrativas em saúde mental.

Danúbia Burema, Comunicação SES
Foto capa: Prefeitura de Jardim

agenciadenoticias.ms.gov.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas