Um morador de Chapadão do Sul foi surpreendido na manhã desta terça-feira, 20 de fevereiro, por um escorpião no banheiro de sua casa.
O trabalhador, morador na Rua Paranaíba, Bairro Espatódea foi ao banheiro de manhã e se deparou com o inseto, que pode ter vindo de um terreno baldio, ao lado de sua casa.
O escorpião é comum ser encontrado no Brasil. O Setor de Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde de Chapadão do Sul mantem no Portal da Transparência um alerta sobre o assunto. Lembra a nota que os escorpiões são animais peçonhentos que injetam veneno por um ferrão na ponta da cauda. Podem ser encontrados em ambientes habitados pelo homem, principalmente nas cidades.
Segundo o Instituto Butantan, no mundo, existem mais de duas mil espécies de escorpiões registradas. Destas, 172 vivem no Brasil. A espécie que mais causa acidentes no país, principalmente em crianças, é o Tityus serrulatus, também conhecido como escorpião-amarelo. Todas elas são do gênero Tityus: escorpião-amarelo (Tityus serrulatus), escorpião-marrom (Tityus bahiensis), escorpião-amarelo-do-nordeste (Tityus stigmurus) e escorpião-preto-da amazônia (Tityus obscurus).
Dicas de como prevenir acidentes com escorpiões
É comum que o número de acidentes com escorpiões aumente no verão. Muitas vezes, esses acidentes podem ser evitados seguindo algumas dicas de segurança e higiene.
1 – Não acumule lixo ou entulho.
2 – Limpe terrenos baldios.
3 – Vede soleiras de portas e janelas, frestas e buracos nas paredes.
4 – Coloque telas em ralos.
5 – Sacuda roupas e sapatos antes de usá-los.
6 – Não coloque a mão em buracos, pedras e troncos.
7 – Use calçados e luvas grossas nas atividades de jardinagem.
Nos dias mais quentes do verão aumentam as pragas urbanas como baratas, ratos, escorpiões e mosquitos, transmissores de doenças como dengue, zika e chikungunya. O clima quente e úmido favorece a reprodução das pragas que oferecem riscos a saúde humana, mas que podem ser afastadas com medidas simples de higiene.
A grande maioria dos acidentes com escorpiões é leve e o quadro local tem início rápido e duração limitada. Os acidentados apresentam dor imediata, vermelhidão e inchaço leve por acúmulo de líquido, piloereção (pelos em pé) e sudorese (suor) localizadas, cujo tratamento é sintomático.
Em caso de acidente com escorpião, a recomendação é ir imediatamente ao hospital de referência mais próximo. Se possível, levar o animal ou uma foto para identificação da espécie, permitindo assim uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente.
Fonte: Jovemsulnews (Norbertino Angeli)
É permitida a reprodução ou divulgação, em outros órgãos de comunicação, de notícias ou artigos publicados nesta website, desde que expressamente citada a fonte, ficando aquele que desatender a esta determinação sujeito às sanções previstas na Lei nº 5.259/1967 (Lei de Imprensa)