Menos de uma semana, esse foi o tempo de espera da Dona Carmen Lúcia Lima, de 60 anos, desde a solicitação do médico até a realização do exame de ultrassom na Carreta da Saúde da Mulher, nesta sexta-feira (10).
A iniciativa é a primeira ação do programa Agora tem Especialistas, do governo federal, em Campo Grande. A ação acontece com apoio da Prefeitura que, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), oferece consultas e exames voltados à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
Carmen, que buscou por consulta médica no começo da semana e, no dia seguinte, já tinha em mãos o local e horário do exame, lembra que estava faltando com a atenção à própria saúde há aproximadamente dois anos. “Como faço hemodiálise, acabei dando muita atenção a isso e esqueci do resto da saúde”, comenta.
Outra pessoa que também se surpreendeu com a rapidez para agendamento foi a dona de casa Jéssica Santana, de 32 anos. “Eu fui fazer o preventivo, e a médica pediu para fazer um ultrassom. Eu realmente achei que demoraria muito mais tempo, a consulta foi há três dias.

Campo Grande é uma das primeiras cidades do país a receber os atendimentos da Carreta da Saúde da Mulher.O projeto é voltado especialmente a regiões com maior demanda e menor acesso a serviços especializados, ampliando a capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Em Campo Grande, a carreta atende mulheres previamente agendadas pela rede municipal de saúde, priorizando os encaminhamentos realizados pelas unidades de atenção primária.

A prefeita em exercício, Camilla do Nascimento, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da rede de atenção à saúde. “Fortalece a rede como um todo, mas o foco principal desse fortalecimento são as mulheres nesse momento, né? Então, os especialistas, as especialidades, estando com maior facilidade e maior acesso, com certeza teremos resultados positivos em prol da saúde como um todo.”

O superintendente estadual do Ministério da Saúde, Ronaldo de Souza Costa, reforçou que a ação faz parte de um esforço nacional para reduzir o tempo de espera por atendimento. “Este é um conjunto de ações pra diminuir imediatamente o tempo de espera por atendimentos, consultas, exames e diagnósticos”, reforça.
Além da Capital sul-mato-grossense, o programa iniciou atendimentos simultaneamente em outros 15 municípios de 11 estados, devendo chegar a novas localidades nas próximas semanas. A expectativa é que a iniciativa contribua para agilizar diagnósticos e fortalecer a rede de atenção à saúde da mulher em todo o país.