sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Circuito Mais que Rosa leva serviços de saúde e acolhimento às mulheres no Prosa 

A manhã desta sexta-feira (03) foi marcada pela primeira edição do Circuito Mais que Rosa, realizada na Arena Novos Estados. A ação, promovida pela Prefeitura de Campo Grande por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), reuniu serviços de prevenção, atendimentos multiprofissionais e atividades educativas voltadas à saúde da mulher, ampliando a programação do Outubro Rosa na Capital. 

Entre as participantes estava Jéssica Rezende, de 30 anos, babá e mãe de três meninas. Enquanto aguardava para realizar o exame preventivo, ela acompanhava a palestra sobre aconselhamento e planejamento familiar. Jéssica contou que optou pela laqueadura após o nascimento da caçula, Aurora, há dez meses, e que fez a cirurgia pelo SUS no próprio parto. “Eu não sabia que teria a coleta para o preventivo, quando cheguei aqui que fiquei sabendo. Então aproveitei a oportunidade, já que com bebê fica mais difícil”, destacou. 

Já Alice Martins Daniel, de 65 anos, soube do evento por meio de um amigo que avisou sobre a presença da concessionária de águas no local. Ela foi acompanhada da filha e, ao descobrir que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também participava, retornou para casa para buscar suas duas cadelinhas, Zara e Preta. “Quando cheguei aqui, me informei melhor e vi que poderia trazê-las para vacinar e fazer o exame de leishmaniose, então voltei para pegá-las. Fiquei sabendo agora que tem agendamento de mamografia também, vou aproveitar porque tem tempo que não faço a minha”, contou. 

O Circuito Mais que Rosa tem como eixo central a prevenção do câncer de mama e do colo do útero, mas vai além: oferece consultas médicas e de enfermagem, vacinação, planejamento reprodutivo, práticas integrativas em saúde, além de espaços de acolhimento multiprofissional e atividades educativas sobre autocuidado e direitos reprodutivos. 

A iniciativa segue ao longo do mês, passando por outros distritos de Campo Grande. O objetivo é ampliar o acesso das mulheres aos serviços de saúde, fortalecer o rastreamento, garantir a detecção precoce de doenças e consolidar a atenção integral à saúde feminina em toda a cidade. 

O Circuito Mais que Rosa seguirá em outros distritos ao longo de outubro, levando ações semelhantes a diferentes regiões de Campo Grande. Confira a programação: 

  • 10/10 – Distrito Lagoa, USF Coophavila II 
  • 17/10 – Distrito Bandeira, USF Carlota – Praça do Preto Velho 
  • 24/10 – Distrito Anhanduizinho, Parque Ayrton Senna ou centro comunitário; e Distrito Imbirussu 
  • 24/10 – Poliesportivo Mamede Assem José – Vila Almeida 
  • 31/10 – Distrito Segredo, Parque Tarsila do Amaral 

#ParaTodosVerem: Imagem de capa mostra um atendimento sendo realizado durante evento, já as internas mostram duas participantes

www.campogrande.ms.gov.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas