Na última quarta feira 24 de janeiro a Secretaria de Estado de Saúde divulgou mais um boletim epidemiológico e aponta números preocupantes para Chapadão do Sul.
Com dados coletados até o dia 06 de janeiro dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, Chapadão do Sul está entre os nove com maior incidência de dengue. São quatro com alta incidência, (vermelho) acima de 300 casos por 100 mil habitantes e cinco em média incidência, (amarelo) dos quais aparece Chapadão do Sul.
A taxa de contaminação para cada 100 mil habitantes em Chapadão do Sul está de 154,9 de incidência de dengue, o oitavo entre os nove no estado. O município com maior incidência é Aral Moreira com assustador índice de 1.739,9 com apenas 10.748 habitantes. Em Mato Grosso do Sul 22 municípios estão com taxa zero de contaminação, entre eles destaca-se o município de Rio Brilhante com 37.601habitates. A maior cidade de Mato Grosso do Sul a capital Campo Grande com 897.938 habitantes aparece com incidência apenas cinco casos a cada cem mil habitantes.
Em Chapadão do Sul a secretaria municipal de saúde vem desenvolvendo campanha contra a proliferação do mosquito transmissor da dengue aedes aegypti, que deverá ser intensificada, com mutirão de limpeza, diante dos alarmantes números de doentes, de focos do mosquito transmissor e do boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde.
Além da campanha publicitária contra o aedes aegypti a Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Serviços Públicos mantém trabalho de recolhimento de entulhos que contribui para a diminuição dos focos.
Outra providência adotada há vários anos é a fiscalização, de terrenos sujos e notificação de seus proprietários. os números do boletim divulgados esta semana mostram que os esforços do poder público municipal não estão sendo suficientes para evitar a contaminação da doença o que justifica a intensificação da campanha.
Fonte: Jovemsulnews (Norbertino Angeli e Rafael Ferreira)
É permitida a reprodução ou divulgação, em outros órgãos de comunicação, de notícias ou artigos publicados nesta website, desde que expressamente citada a fonte, ficando aquele que desatender a esta determinação sujeito às sanções previstas na Lei nº 5.259/1967 (Lei de Imprensa)