sábado, 27 de abril de 2024
Campo Grande
22°C

Rádio SOUCG

24 de março – Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Foi comemorado ontem, 24 de março, o Dia mundial de combate à Tuberculose, visando conscientizar e divulgar a doença para população, ressaltando a necessidade de uma vigilância constante para preveni-la e diagnostica-la o mais rápido possível.

A Tuberculose é uma doença causada por uma bactéria chamada Bacilo de Koch. Ela ataca principalmente os pulmões, mas pode atingir outras partes do corpo.

Os principais sintomas são:

  • Tosse persistente por 03 semanas ou mais;
  • Catarro que pode conter sangue;
  • Dor no peito;
  • Febre;
  • Suores noturnos;
  • Perca de apetite;
  • Emagrecimento;
  • Cansaço e fadiga.

Além disso, a doença pode ser transmitida através da fala, espirro e da tosse, caso o doente não esteja em tratamento pode lançar no ambiente os bacilos. Entretanto, se você estiver com alguns dos sintomas citados acima ou com tosse há mais de 3 semanas, procure o posto de saúde do seu bairro e faça o exame. Para diagnosticar a doença é feito exames de escarro e raio X do pulmão.

Tratamento

A Tuberculose tem cura e o tratamento dura no mínimo 6 meses, é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  Após iniciar o tratamento a pessoa não transmite mais a doença.

Prevenção

A prevenção se dá através da vacinação com a vacina BCG nos recém-nascidos, e também através dos exames de familiares que tem contato com os doentes de tuberculose.

Confira a situação epidemiológica da Tuberculose em Chapadão do Sul, de número de casos notificados por ano.

2017 2018 2019 2020 2021 2022 2023 2024
04 04 09 07 10 16 15 1

Dados Sinan Net até 25/03/2023.

Unidos pela saúde em Chapadão do Sul!

Fonte:

É permitida a reprodução ou divulgação, em outros órgãos de comunicação, de notícias ou artigos publicados nesta website, desde que expressamente citada a fonte, ficando aquele que desatender a esta determinação sujeito às sanções previstas na Lei nº 5.259/1967 (Lei de Imprensa)

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas