sexta-feira, 11 de julho de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Vereadora Luiza realiza audiência pública sobre enfrentamento à violência contra servidores municipais da saúde de Campo Grande

11.07.2025 · 4:30 · Vereadora Luiza Ribeiro

A Câmara Municipal de Campo Grande realiza, nesta segunda-feira (14), às 9h, a audiência pública “Servidores da Saúde em Risco: Enfrentamento à Violência contra Servidores Municipais da Saúde de Campo Grande”, convocada pela vereadora Luiza Ribeiro (PT), presidenta da Comissão Permanente de Direitos das Mulheres, de Cidadania e Direitos Humanos.

A iniciativa parte da urgência em discutir um cenário alarmante: o crescimento contínuo de relatos e denúncias envolvendo assédio moral, assédio sexual, ameaças, violência psicológica, injúria, difamação, lgbtfobia, agressões físicas, furtos, roubos e até tentativas de estupro contra trabalhadores e trabalhadoras da rede pública de saúde da capital sul-mato-grossense.

Essas situações de violência, que ocorrem tanto nas relações internas — entre colegas, chefias e equipes de gestão — quanto nas interações com usuários e familiares nas unidades de saúde, não podem mais ser naturalizadas. O impacto sobre a saúde física e emocional dos profissionais é profundo, comprometendo a qualidade do atendimento prestado à população e agravado por condições precárias de trabalho, sobrecarga, déficit de profissionais e insumos, além da desvalorização salarial e ausência de políticas públicas de proteção aos servidores.

“A violência institucional contra quem cuida precisa ser enfrentada com seriedade e urgência. Essa audiência é um espaço para escuta, visibilidade e articulação de ações concretas que garantam dignidade e segurança aos profissionais da saúde”, afirma a vereadora Luiza.

Para contribuir com o debate, foi convidada a psicóloga e pesquisadora Eveli Freire Vasconcelos, referência no estudo de saúde mental e trabalho. Também participam representantes do Conselho Regional de Psicologia, Conselho Regional de Enfermagem, Conselho Regional de Serviço Social, Ministério Público do Trabalho, sindicatos da área da saúde, além das secretarias municipais de Saúde e de Segurança e Defesa Social.

A audiência contará ainda com a presença de servidores públicos, gestores, pesquisadores, representantes classistas, conselhos profissionais, entidades de direitos humanos, estudantes, parlamentares e vítimas, que darão voz a uma realidade que precisa ser enfrentada de forma coletiva e estruturada.

Assessoria de imprensa da vereadora

camara.ms.gov.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas