15.09.2025 · 4:37 · Vereadora Luiza Ribeiro
Foram nomeados na última quarta-feira (10), pelo presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), os membros da Frente Parlamentar em Defesa das Favelas e Respeito à Cidadania dos seus Moradores. A iniciativa é fruto do Projeto de Resolução nº 535/2023, de autoria da vereadora Luiza Ribeiro (PT), aprovado em plenário no mês de agosto.
O colegiado será composto pelos vereadores Luiza Ribeiro (PT), Neto Santos (Republicanos), Junior Coringa (MDB), Landmark (PT), Jean Ferreira (PT) e Carlão (PSB). A criação da Frente está alinhada ao programa do Governo Federal Periferia Viva – Urbanização das Favelas, que busca melhorar as condições de vida nas periferias urbanas brasileiras, articulando políticas públicas federais e fortalecendo iniciativas populares em territórios periféricos.
Entre janeiro de 2023 e abril de 2025, o Periferia Viva concluiu 17 obras de retomada de urbanização de favelas em 13 estados, além de manter outras 54 obras em andamento em 41 municípios. Para este ano, o Novo PAC Seleções chega à sua segunda edição, disponibilizando R$ 800 milhões para projetos de urbanização de favelas, com participação direta de municípios e estados.
Esses investimentos compreendem ações integradas que incluem saneamento básico, drenagem urbana para redução de riscos de desastres naturais, adequação viária, redes de energia elétrica e iluminação pública. Também estão previstas melhorias habitacionais, regularização fundiária e iniciativas voltadas para saúde, educação, esporte, lazer e cultura, ampliando a qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade.
A vereadora Luiza Ribeiro destaca que a instalação da Frente é um marco para a cidade, “Nosso compromisso é com a cidadania e a dignidade de quem vive nas periferias. Queremos concentrar esforços em projetos de lei que tratem de urbanização, educação, empreendedorismo e segurança, garantindo que as comunidades tenham mais oportunidades e melhores condições de vida.”
Luiza já articula a primeira reunião da Frente para discutir estratégias e encaminhamentos que resultem na efetiva implementação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento das favelas em Campo Grande.