sábado, 29 de novembro de 2025

Vereadora Luiza celebra doação de área pública para construção de novo campus do IFMS em Campo Grande

30.10.2025 · 5:01 · Vereadora Luiza Ribeiro

A vereadora Luiza Ribeiro (PT) celebrou a aprovação do Projeto de Lei nº 12.125/25, de autoria do Executivo Municipal, que autoriza a doação de uma área pública para a construção de mais um campus do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) em Campo Grande. O projeto foi aprovado na sessão desta quinta-feira (30) pela Câmara Municipal.

A área, localizada na Avenida Gury Marques, no Bairro Centro Oeste, região do Anhanduizinho, foi avaliada em R$ 5,5 milhões e será destinada à União, por meio da Superintendência do Patrimônio da União, para a instalação da nova unidade do IFMS. O investimento previsto é de R$ 17 milhões, com previsão de conclusão da obra em 60 meses.

O novo campus terá capacidade inicial para 1,4 mil estudantes e atenderá especialmente as regiões do Bandeira e Anhanduizinho, com oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio, formação inicial e continuada, além de cursos superiores tecnológicos.

Durante a votação, representantes do IFMS acompanharam a sessão e destacaram a importância da parceria com o Legislativo Municipal. A pró-reitora de ensino do Instituto, Cláudia Santos Fernandes, ressaltou que o novo campus poderá atender até 2 mil estudantes presenciais. “Com os cursos integrados, o aluno conclui o Ensino Médio com uma formação profissional, pronto para o mercado de trabalho ou para o ingresso no ensino superior”, explicou.

Luiza Ribeiro, que votou favoravelmente ao projeto, destacou a relevância da iniciativa para a expansão da educação pública e gratuita na capital. “Essa é uma conquista coletiva e muito significativa para Campo Grande. A ampliação do IFMS representa mais oportunidades para nossos jovens, especialmente nas regiões que mais precisam de acesso à educação de qualidade”, afirmou.

A parlamentar também lembrou que a escolha da área para o novo campus foi resultado de uma articulação conjunta dos vereadores do PT — Luiza Ribeiro, Landmark e Jean Ferreira — com os deputados federais Camila Jara e Vander Loubet, que vêm trabalhando para fortalecer o ensino técnico e profissionalizante em Mato Grosso do Sul.

A reitora do IFMS, Elaine Borges Monteiro Cassiano, está em Brasília em reuniões com a bancada federal do Estado para tratar da liberação dos recursos necessários à execução do projeto. Com a aprovação da doação da área pela Câmara, o Ministério da Educação deve autorizar o repasse dos investimentos para o início das obras.

“Educação pública é investimento no futuro. A chegada de mais um campus do IFMS é um passo importante para garantir mais formação, emprego e desenvolvimento para Campo Grande”, finalizou Luiza Ribeiro.

camara.ms.gov.br