quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Vereadora Luiza apoia realização da Feira Criativa – Mercado Sankofa, que acontece domingo

10.09.2025 · 4:57 · Vereadora Luiza Ribeiro

Clique na imagem para ver a galeria completa

No próximo domingo, dia 14/09, a partir das 15h, a Plataforma Cultural (Esplanada Ferroviária) será palco da Feira de Economia Criativa Mercado Sankofa, edição especial Samba de Cosme, em referência à celebração de Cosme e Damião.

A Feira é um espaço de empreendedorismo preto, voltado para a valorização da cultura, da arte e da inovação da comunidade afro-brasileira. “Essa é uma Feira de Empreendedorismo Preto, um espaço dedicado a celebrar a cultura, arte e inovação da comunidade preta. Convidamos todos a participarem, fortalecer a economia criativa afrocentrada e trazerem as crianças, pois haverá distribuição de doces”, destaca Tadeu, idealizador e produtor da iniciativa.

A programação musical contará com as apresentações de Pegada de Macaco, Pagode do Tadeu e Lulu Mello, além do DJ Manga com Batidas do Nosso Quintal. Também haverá atividades formativas e culturais, como a Oficina de Passinho com Sidibi e a Oficina de Charme com Yas e Leo.

Para a vereadora Luiza, o evento é um marco de resistência e valorização cultural, “A Feira da Cultura Preta reforça a valorização das nossas raízes ancestrais e dinamiza a economia com entretenimento. Apoiar eventos como esse faz parte da nossa responsabilidade com a cultura da cidade.”

Cosme e Damião

Cosme e Damião eram irmãos gêmeos, médicos cristãos que viveram no Império Romano no século III e se tornaram mártires pela fé e pela prática da medicina gratuita. Conhecidos como “anárgiros” (sem prata), se recusaram a receber pagamento por seus serviços. Nas religiões de matriz africana, como a Umbanda e o Candomblé, a celebração é marcada no dia 27 de setembro, em homenagem aos orixás Ibejis, associados a Cosme e Damião, e tradicionalmente envolve a distribuição de doces para as crianças.

Assessoria de Imprensa da Vereadora

camara.ms.gov.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas