16.10.2025 · 11:01 · Vereador André Salineiro
Vetado pela prefeitura, o Projeto de Lei nº 11.526/25 que estabelece o sexo biológico como único critério válido para definição do gênero em competições esportivas oficiais no município voltará à Câmara Municipal. Co-autor da proposta, o vereador André Salineiro (PL) anunciou que continuará insistindo na criação da lei para que as mulheres não sejam obrigadas a competir com pessoas transgênero nos esportes.
“Vou lutar para derrubar o veto no plenário e tentar tornar lei essa regra, porque estamos defendendo o direito das mulheres, que não querem isso. É o que as esportistas esperam de nós e estamos na Câmara para representá-las”, disse Salineiro.
O projeto foi aprovado em setembro deste ano, em regime de urgência, semanas após o time de futebol Leoas se recusar a jogar contra equipe com trans. As jogadoras estiveram na Câmara Municipal apoiando o projeto apresentado pelo vereador Rafael Tavares (PL) em coautoria com André Salineiro (PL), Ana Portela (PL), Herculano Borges (Republicanos), Wilson Lands (Avante) e Leinha (Avante). O projeto foi aprovado com 19 votos favoráveis e 6 contrários.
“Em 2014, Fallon Fox, o primeiro lutador de MMA a se identificar como transgênero, fraturou o crânio de Tamikka Brents e ela disse que nunca levou um golpe tão forte. A esgrimista Stephanie Turner se ajoelhou em frente a sua opositora trans para desistir da luta. E aqui em Campo Grande, estamos passando pela mesma situação. Esse projeto visa proteger as mulheres. A pessoa trans pode competir com trans. A força biológica do homem é diferente, isso é científico”, argumentou Salineiro.
Foto: Izaias Medeiros/CMCG
Caroline Maldonado
Assessoria de Imprensa do Vereador