04.12.2025 · 3:24 · Vereador Ronilço Guerreiro
Eleito com a bandeira da leitura e da transformação social por meio dos livros, dos gibis e da contação de histórias, o vereador Ronilço Guerreiro destaca que seu mandato é resultado do trabalho desenvolvido há mais de duas décadas dentro da Gibiteca Mais Cultura, espaço que se tornou referência na formação de leitores, artistas e cidadãos.
Nos últimos anos, a Gibiteca ampliou seu alcance com a Incubadora de Quadrinhos, responsável por revelar novos desenhistas, além de parcerias com o Sesc que têm levado cursos gratuitos ao público. O local também é utilizado por crianças em processo de desenvolvimento, com o gibi funcionando como ferramenta pedagógica e de estímulo cognitivo.
Segundo Guerreiro, a essência do trabalho continua a mesma: transformar vidas por meio da informação e da cultura. “Tenho muito orgulho de ser reconhecido na rua como vereador dos livros. Eu fui eleito defendendo o poder da leitura e sigo acreditando que um gibi ou um livro pode abrir portas e mudar destinos. Por isso montei uma equipe que está próxima das pessoas, para levar esperança por meio dos livros e ser elo entre a comunidade e o poder público. Nossos projetos são exemplo vivo de como a cultura transforma pessoas”, afirma o vereador.
Com atuação constante pela cidade, Ronilço lembra que vem cobrando, e conseguindo, resultados positivos sobre obras simbólicas para Campo Grande, como o Centro de Belas Artes, que está na fase final de conclusão, a revitalização do Horto Florestal em parceria com o Sistema Fecomércio, e o Teatro do Paço, que voltou a receber atividades culturais depois de anos fechado. Para Guerreiro, a retomada desses espaços fortalece a identidade cultural e oferece mais oportunidades à população.
O vereador também destaca conquistas importantes construídas a partir da escuta popular. “Estar nas feiras com a Freguesia do Livro, no centro com o Livros Carentes ou nas escolas com a Vanteca e a Bike da Leitura nos aproxima da população e a cidade só ganha. Foi estando próximo dos bairros que surgiu a lei que garante atendimento prioritário para pessoas com fibromialgia e a legislação que assegura transporte gratuito no dia do Enem, garantindo que estudantes não deixem de fazer a prova por dificuldades financeiras”, afirma.
Outra luta de Guerreiro está próxima de sair do papel. Ele atuou como articulador entre Prefeitura e Governo do Estado para viabilizar o reordenamento do trânsito e a semaforização da histórica rotatória da Euler de Azevedo com a Tamandaré, uma demanda antiga da população. “Sou morador da região e sei o quanto essa obra vai beneficiar quem precisa ir ao Detran, à UCDB ou à UEMS. Todos ganham, principalmente quem usa a via”, destaca.
Ronilço ressalta que essas conquistas fazem parte de um trabalho que só é possível porque sua equipe percorre diariamente os bairros com os projetos de incentivo à leitura e com o Gabinete de Rua, que aproxima o mandato das pessoas. “Onde passam os nossos projetos, passam também esperança e oportunidade. Livro é democrático, chega a todos, e quanto mais conhecimento a população tem, mais ela cresce”, afirma.
Para o vereador, apoiar iniciativas culturais e educativas é uma missão que se renova todos os dias. “Eu acredito na cultura como ferramenta de desenvolvimento. Por isso trabalhamos incansavelmente para que crianças, jovens e adultos tenham acesso ao que pode transformar suas vidas”, completa.







